SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

26AGO
2016

O impacto humano sobre o ambiente natural

 Os pesquisadores descobriram que, embora o impacto da atividade humana sobre o planeta continua a crescer, é agora fazê-lo em um ritmo mais lento do que o nosso crescimento econômico e populacional.

Isto significa que os seres humanos ainda estão tomando todo o planeta à custa de muitas espécies e o mundo natural em geral, mas a vantagem é que o abrandamento nos dá motivo para esperança, uma vez que sugere que estamos ficando melhor em controlar o que tirar de o ambiente.
“Vendo que nossos impactos têm se expandido a uma taxa que é mais lento do que a taxa de crescimento econômico e populacional é encorajador”, disse o pesquisador Oscar Venter , da Universidade de Northern British Columbia, no Canadá. “Isso significa que estamos nos tornando mais eficiente na forma como usamos os recursos naturais.”

A equipe, composta por pesquisadores da Wildlife Conservation Society (WCS) e oito universidades de todo o mundo, usaram dados de satélite e pesquisas on-chão para controlar a forma como a actividade humana alterou habitats naturais em todo o mundo entre 1993 e 2009.

Nesse tempo relativamente curto, a população mundial cresceu 23 por cento, ea economia global cresceu 153 por cento, segundo os pesquisadores. Por outro lado, a pegada humana global cresceu apenas 9 por cento durante esse tempo – ainda uma estatística preocupante, mas pelo menos é marcadamente menor do que o crescimento populacional e econômico.

Os pesquisadores acreditam que a eficiência crescente pode ser atribuído à hipótese curva ambiental de Kuznets (CKA) , o que sugere que as pressões ambientais estão no seu pior quando as sociedades industriais estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas, em seguida, começar a abrandar em relação ao crescimento financeiro mercados modernizar.

Em outras palavras, como os países do mundo se tornam mais industrializados e desenvolvidos, seus começos pegada humana para facilitar fora.

Mas, enquanto que o crescimento pegada mais lento é um forro de prata das sortes, o quadro geral de quanto a humanidade tem pisado em todo o planeta é mais preocupante.
“Nossos mapas mostram que três quartos do planeta é agora significativamente alterada e 97 por cento das maioria das espécies ricas lugares da Terra têm sido seriamente alterada”, disse um membro da equipe, James Watson , da Universidade de Queensland, na Austrália. “Não é de admirar que há uma crise da biodiversidade.”

Os pesquisadores fizeram seus dados disponíveis on-line com um site interativo que permite comparar a pegada humana como era em 1993 e como parecia até 2009, e permite-lhe explorar áreas onde a atividade humana está colocando aumentando ou diminuindo a pressão sobre o meio ambiente.

Os mapas acompanhar as mudanças na extensão de ambientes construídos, terras agrícolas e pastagens, além da densidade populacional do monitor e infra-estrutura humana, como luzes nocturnas, ferrovias e estradas.

A pegada humana crescente, significa que habitats que uma vez que não mostrou nenhum sinal de atividade humana são cada vez menores na área, embora mais lentamente do que eram antes.

Em 1993, cerca de 27 por cento da área de terra não-Antarctic do mundo não tinha pegada humana mensurável – mas os próximos 16 anos viu a nossa actividade invadir cerca de 23 milhões de quilômetros quadrados (8,9 milhões de milhas quadradas) de habitat natural anteriormente intacta.

E apesar de o quão assustador que possa parecer, a boa notícia é que, de acordo com as conclusões, esse tipo de incursão está a abrandar, o que significa práticas ambientais responsáveis estão fazendo progressos em todo o mundo.

“O desenvolvimento sustentável é uma meta amplamente defendida, e nossos dados demonstram mensagens claras de como o mundo pode chegar lá”, disse Venter . “Concentre-se as pessoas em vilas e cidades para que seus necessidades de habitação e infra-estrutura não estão espalhados por toda a paisagem mais ampla, e promover governos honestos que são capazes de gerir os impactos ambientais.”

Os pesquisadores descobriram que a maioria de melhoria estava ocorrendo em nações ricas e lugares que tinham baixos níveis de corrupção. Mas, por outro lado, porque os países ricos consomem mais do que os países pobres, eles realmente tem mais terreno para compensar.

“Em termos gerais, as nações industriais e aqueles com menor corrupção parecem estar fazendo um trabalho melhor de retardar a expansão da sua pegada humana do que os países mais pobres com a governança fraca”, disse o pesquisador Bill Laurance de James Cook University, na Austrália. “Mas os países ricos têm uma pegada muito mais elevado per-capita, de modo que cada pessoa existe consumindo muito mais do que aqueles em países mais pobres.”

Os pesquisadores esperam que os decisores políticos vão usar os mapas e dados para concentrar os esforços de conservação no habitat intocado que nos resta, enquanto trabalhava para remover as pressões existentes seres humanos têm colocado sobre o meio ambiente.

É um grande trabalho, mas pelo menos temos um novo mapa brilhante para ajudar a mostrar o caminho.

“Os seres humanos são os consumidores mais vorazes planeta Terra já viu. Com o nosso uso da terra, a caça e outras atividades de exploração, estamos agora impactando diretamente três quartos da superfície terrestre do planeta”, disse Laurance . “A linha inferior é que é preciso desacelerar o crescimento populacional desenfreado, especialmente na África e partes da Ásia, e exigir que as pessoas nos países ricos consomem menos.”




Fonte: Meio Ambiente Rio

Sitevip Internet