22MAR

Fórum discute adaptação aos efeitos da mudança do clima

A adaptação aos efeitos da mudança do clima, como inundações e secas severas, está entre as prioridades dos gestores públicos, ambientalistas e pesquisadores reunidos no 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre até o fim desta semana, em Brasília. Nesta terça-feira, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a sociedade civil e representantes do setor produtivo destacaram a importância de medidas para a agenda climática e as ações que têm desenvolvido em relação ao assunto.

Os avanços do Plano Nacional de Adaptação, instituído pelo MMA, e a contribuição do instrumento para a gestão dos recursos hídricos no país foram abordados. A coordenadora-geral de Ações em Mudança do Clima do Ministério, Celina Xavier, enfatizou a necessidade de medidas para reduzir os prejuízos associados à agenda. “Todo mundo já está sentindo os efeitos. A água, em alguns lugares, já está sendo racionada e há uma série de mudanças em relação às enchentes”, exemplificou.

Um estudo sobre o potencial das medidas de adaptação, contratado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também foi analisado durante o evento. A pesquisa aborda o caso da Bacia dos Rios Piancó-Piranhas-Açu, no sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em uma região afetada pela ausência de chuvas e pela limitada oferta de água potável. O coordenador de projetos da FGV, Alexandre Gross, destacou os benefícios econômicos e sociais nessa área. “Há esperança e medidas de adaptação à mudança do clima muito positivas”, afirmou Gross.

FUNDO CLIMA

A primeira reunião do Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) também ocorreu nesta terça-feira, no MMA. O grupo formado por representantes de órgãos federais do Executivo, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos estados e municípios, da sociedade civil, dos trabalhadores rurais e da academia discutiu a aplicação de recursos para o ano vigente.

Vinculado ao MMA, o Fundo Clima é um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). O instrumento financia projetos de apoio a pesquisas e programas de mitigação e adaptação. Entre eles, há estudos para aproveitamento energético de biogás, construção de indicadores de vulnerabilidade da população, recuperação de dados meteorológicos históricos e manejo florestal. As ações são desenvolvidas por órgãos públicos, pela academia e por organizações não-governamentais.

Fonte: MMA