SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

15JUN
2018

Começa conferência sobre meio ambiente

  Cerca de 500 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de todo o país participam da etapa final da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA), de 15 a 19 de junho, em Sumaré (SP). O processo é promovido há 15 anos pelos ministérios da Educação e o do Meio Ambiente e, em 2018, tem como tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas".

O objetivo é engajar estudantes brasileiros de 11 a 14 anos no diálogo sobre as diversas dimensões da água, uma temática tão importante para o planeta. Desde o segundo semestre de 2017, eles participam do processo de construção de projetos relacionados ao uso sustentável da água e foram escolhidos para representar sua escola e seu estado na etapa nacional.

No total, a Conferência Nacional contará com 700 pessoas, entre estudantes, jovens facilitadores, professores, especialistas e equipe técnica. A programação baseia-se na aprendizagem por meio de games, ou uma jornada em forma de gincana, que promove práticas pedagógicas de educação ambiental de forma participativa e estimula ações transformadoras que poderão ser replicadas no cotidiano e nas comunidades escolares. Haverá também feira de projetos dos estados onde os participantes poderão compartilhar experiências e aprimorar seus projetos.

A V CNIJMA é um processo de adesão voluntária dividido em quatro etapas: escolar, municipal ou regional, estadual e, agora, a nacional. O início da quinta edição foi marcado com as conferências escolares, que mobilizou as comunidades em torno desse processo educativo. Em todo o país, aproximadamente 9,7 mil escolas participaram da etapa escolar elaborando projetos de ação sobre o tema água para transformar a realidade da escola e seu entorno.

A diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, participa da abertura do evento, na manhã deste sábado (16). "Trazemos diversas atividades com metodologia criativa, para aprender brincando. Uma, por exemplo, organiza os jovens em riachos, córregos e rios que desembocam no mar", conta.


SERVIÇO
V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Etapa Nacional
Data: 15 a 19 de junho de 2018, com abertura oficial às 9h deste sábado (16/6).
Local: Estância Árvore da Vida, Sumaré, São Paulo.
Realização: Ministérios da Educação e Ministério do Meio Ambiente
Contato: vcnijma@gmail.com | (61) 2022-9192

Redes sociais:
Facebook/vcnijma2018
Youtube/ V CNIJMA 2017/2018



Por: Letícia Verdi/ Ascom MMA

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Fonte: MMA

Sitevip Internet