SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

31OUT
2018

21 curiosidades sobre as joaninhas

 As joaninhas são da família coccinellidae, insetos coleoptera que se destacam por seu corpo semiesférico, com 6 patas curtas, asas membranosas muito desenvolvidas, carapaça colorida e pintada, e antenas delicadas, que são usadas para cheirar e sentir o gosto das coisas.
Esse inseto além de ser um bicho de jardim, é predador de pequenas pragas no mundo animal. Elas são agradáveis aos agricultores, no entanto, sofrem com a ameaça de agrotóxicos.

A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.

Sua espécie é uma excelente predadora e em sua maioria, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, influenciando de modo direto no ecossistema. Em algumas culturas é considerada como papel regulador, agindo no controle biológico, o que proporciona proteção a diversidade, contribuindo para a fertilidade do solo.

Simbologia
Além disso, as joaninhas são na simbologia, sinônimos de amor, fertilidade e equilíbrio, e é dito por aí, que ao se deparar com uma, a quantidade de pintas que há em suas costas corresponde ao número de meses passados até que um amor verdadeiro surja na vida dessa pessoa.

Na Ásia, eles acreditam que se a joaninha é pega e é solta, ela voará até o verdadeiro amor. Diferente da China, que é sinal de boa sorte, uma vez que os insetos são abençoados por Deus.

Para os franceses, se uma joaninha pousa em uma pessoa, levará toda sua tristeza e aflição embora, limpando sua alma, trazendo renovação. Enquanto nos Estados Unidos, vê-las voando durante a primavera significa sinal de colheita farta naquele ano.



Curiosidades
Separamos 21 fatos curiosos que você talvez não conheça, e se surpreenda. Confira conosco!

As joaninhas são um tipo de besouro;

Elas fazem parte da família coccinellidae, que possui cerca de 4.500 espécies e 350 gêneros;

Elas podem medir de 1 até 10 milímetros;

A joaninha pode viver em torno de 6 meses, mais precisamente, 180 dias;

Elas passam por uma metamorfose completa durante seu processo de desenvolvimento;

Elas vivem em diversos jardins ao redor do mundo inteiro;

Seu nome científico é coccinellidae e o nome joaninha pode representar aspectos religiosos;

Nos Estados Unidos elas são conhecidas como “ladybugs” e no Reino Unido como “ladybirds”;

Elas são consideradas insetos muito úteis;

As joaninhas se alimentam de insetos considerados pragas agrícolas, como os pulgões, afídeos, moscas das frutas, piolhos da folha, entre outros;

Elas podem comer até 5.000 pulgões durante toda sua vida;

Caso falte comida, elas podem praticar o canibalismo;

Além da cor vermelha clássica, elas podem ser encontradas em cor amarela, laranja, verde, cinza, branco e marrom. Algumas possuem corpos pretos com manchas coloridas ou copos coloridos com bolinhas pretas;

No mundo, existem mais de 5.000 espécies de joaninhas;

Elas são consideradas besouros sagrados desde a idade média. Na Europa Medieval, as culturas foram tomadas pelos insetos, e muitos oravam pedindo socorro, recebendo como resposta as joaninhas para matarem as pragas;

A fêmea pode colocar até mil ovos durante sua vida inteira. Mas nem todos os ovos são férteis, e os que não chocam servem de alimento para larvas;

Elas não são tóxicas para o ser humano;

Suas luzes servem como advertência para que as pragas fiquem longe;

Os principais predadores das joaninhas são os pássaros, rãs, vespas, aranhas e as libélulas;

Elas são animais de sangue frio e hibernam no inverno;

Por fim, elas são simbolizadas como sorte para algumas culturas.

Fonte: Pensamento Verde

Sitevip Internet