SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

29NOV
2018

Novo Datacenter vai melhorar atendimento da Sema

 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) adquiriu, por meio de compensação ambiental, um centro de processamento de dados. O Datacenter abrigará todo o sistema da secretaria, resultando em melhorias no serviço e na resposta ao atendimento das demandas vigentes.

O acesso aos servidores de arquivos, aos sistemas internos e à internet ficará 10 vezes mais rápido, garante Jadiel Diniz, que juntamente com Hortêncio Paro e Pitágoras Otoni fazem parte da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação responsável pelo equipamento. "Com isso a Sema vai dar um salto de qualidade na parte de infraestrutura, melhorando na prestação de contas com a população. Isso mostra o comprometimento dos secretários estaduais com a tecnologia".

Até o fim do ano, o centro de processamento de dados deve começar a ser utilizado na secretaria. "Vai melhorar a prestação de serviço, evitando muitas falhas. As melhorias serão sentidas e refletidas no atendimento à população", afirma Hortêncio Paro.



Datacenter

O datacenter, que custou R$ 2,8 milhões, abrigará todos os servidores do sistema da Secretaria desde sua criação até os dias atuais. Todo o quadro elétrico do equipamento é preparado de acordo com a realidade de funcionamento, acompanhado de dois geradores de energia e um transformador.

No interior do datacenter ainda há dois condicionadores de ar de precisão, além de um sistema de combate a incêndio. É feito com aço revestido, que suporta temperaturas de até 1.000°C, preservando os equipamentos e os dados que ele abriga de forma íntegra e segura.

Está sendo construído na Sema um espaço designado para fixar o datacenter. O equipamento, nas suas normas, já é constituído para a sua preservação, sendo protegido de vandalismo e roubo, com sistema de monitoramento por câmeras, e através de sensores de detecção de evasão e inundação previne estragos e danos.

O ar condicionado de precisão, com duas unidades alojadas no datacenter, se difere do ar condicionado de conforto usado cotidianamente, pela capacidade de estabilizar a temperatura e o controle da quantidade de poeira que pode entrar no equipamento, além da regulação da umidade que interfere na vida útil do mesmo.

O monitoramento do datacenter é feito pelo fabricante, a Gemelo, checando uma vez por mês a estrutura do equipamento. No contrato, foi estabelecido um suporte de 4 anos por meio da Gemelo, garantindo um melhor uso e acompanhamento. A proteção física dos equipamentos é necessária para a conservação da informação e todo os dados que Sema produz e armazena.

Adaptação

Para o funcionamento do datacenter, a Sema trocará todos os cabos de fibra ótica e contará com uma estrutura especial para abrigá-lo.

O equipamento já está na sede da secretaria em Cuiabá. Foi fabricado em São Paulo e trazido de carreta até a capital mato-grossense. Pesando cerca de 20 toneladas, foi necessário o uso de um guindaste para a sua retirada.

Fonte: SEMA-MT

Sitevip Internet