SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

04DEZ
2018

Instituições sociais recebem doações de peixes apreendidos em operações da Sema

 Era meio de tarde na última quinta-feira (22.11) quando uma fila de representantes de instituições sociais se formou no pátio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para buscar as doações de filés de pescado apreendidos durante operação da equipe de fiscalização do órgão. A apreensão foi uma das maiores do ano e os pintados e cacharas doados servirá para alimentar centenas de pessoas que fazem parte de entidades cadastradas na Sema.

Em operações como a realizada nesta semana, a Sema recolhe o peixe e após a verificação de quantidade e peso, para os autos do processo, e observação da qualidade da carne para o consumo doa para entidades da região onde aconteceu a apreensão. A fiscalização desta quinta-feira, em Santo Antônio do Leverger, no distrito de Pantanalzinho, apreendeu 1.333kg de pescado já descaracterizado, pronto para consumo, que foram doados para 16 instituições , incluindo creches e abrigos.



"Comemos peixe uma ou duas vezes no ano quando conseguimos doações, como a da Sema. Estamos passando por uma crise, temos que nos virar nos 30 para conseguir auxílio, para dar uma alimentação saudável"

José Fernandes, colaborador do Instituo dos Cegos de MT, que atende aproximadamente 300 pessoas e serve quatro refeições diárias.



O peixe é um alimento de alto valor nutritivo com elevado níveis de proteína, minerais, vitaminas e ácidos graxos do tipo ômega 3, que previnem doenças coronarianas e são indispensável para uma dieta saudável e balanceada.



"A gente nem conta com isso, mas a alimentação das crianças fica rica quando uma doação de peixes como essa acontece, é uma novidade na merenda delas. Nós vivemos de doações de tudo, aí chega essa mistura diferente para as crianças, é maravilhoso".

Vanildiely Mazzuchetti, diretora da Creche Vó Cristina, localizada no Jardim Mossoró, na região do Coxipó em Cuiabá



As instituições que recebem doações da Sema solicitam ajuda por meio de ofícios destinados à Secretaria. As operações são tanto de rotina como de denúncia, muitas delas em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental. "O alimento é destinado para locais que realmente necessitam, esse controle é muito sério", destaca o Superintendente de Fiscalização, Paulo César Gomes.



"O peixe vai entrar no cardápio semanal das crianças atendidas pela AACC. É um alimento necessário e indicado pelos médicos, mas a casa vive de doação e para comprar fica muito caro. Essa doação é muito bem-vinda"

Adeir de Jesus, membro da Associação Amigos da Criança com Câncer



A pesca no período proibitivo é crime ambiental. Assim, como aumentam as denúncias de pesca irregular, a Sema intensifica as operações de fiscalização. Nos casos flagrados, é aplicado multa e os envolvidos respondem a processo administrativo e são encaminhados à delegacia de polícia. Todos os materiais apreendidos além dos peixes, como redes, freezers e até automóveis são encaminhados a Secretaria.



INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS

As 16 instituições contempladas, que receberam entre 60 a 80kg de peixe foram: Santa Casa de Misericórdia, Instituto dos Cegos de Mato Grosso, Associação Comunitária Bairro Jardim Paulista, Creche Vó Cristina, Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACC), Creche Estadual Maria Eunice Barros, Creche Municipal Laís Martins, Creche Municipal Professor Aecim Tocantins, Asilo Santa Rita, Instituto Atitude, Paróquia Nossa Senhora da Guia, Creche Josefa Catarina de Almeida, Apae Cuiabá, Casa de Apoio Esperança, Creche Falcãozinho e Associação Promoção Humana e Social.

Fonte: SEMA-MT

Sitevip Internet