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03JAN
2019

Hospital Jardim Cuiabá volta a atender usuários do plano MT Saúde

 O Mato Grosso Saúde fecha o ano com saldo positivo e boas notícias, uma delas é o credenciamento do Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Hospital Jardim Cuiabá. Com este, passam a ser oito os hospitais aptos a receberem os beneficiários do Plano para atendimentos.

“Estamos em tratativas há um bom tempo, mas somente agora conseguimos somar este importante parceiro à nossa Rede Credenciada que começa os atendimentos agora, no dia 07 de janeiro de 2019”, informou o presidente do Instituto, Basílio Bezerra.

O Complexo Hospitalar fica localizado na Avenida das Flores, nº 843, bairro Jardim Cuiabá, na cidade de Cuiabá e atenderá, além do corpo clínico eletivo, o Pronto Atendimento (PA) de urgência e emergência, centro cirúrgico e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Basílio Bezerra, que a partir de janeiro de 2019 assume a Secretaria de Planejamento e Gestão, destaca que, nesse período de pouco mais de 7 meses à frente do Mato Grosso Saúde, houve mudanças consideráveis para o Plano de Saúde dos Servidores do Estado, o que permitiu oportunizar melhorias significativas aos seus mais de 20 mil beneficiários que hoje constituem a carteira de vidas geridas pelo Instituto, bem como uma importante reestruturação que tem levado à estabilidade financeira ao Plano e, por consequência, a possível autossuficiência.

O presidente do Instituto ainda enfatiza que um dos principais pontos da sua gestão foi o diálogo transparente e de proximidade aos prestadores, para que pudessem ter conhecimento da realidade do Plano, e assim, traçarem as melhores estratégias de gestão dos passivos e de novas parcerias para o Mato Grosso Saúde. “Este tipo de diálogo franco e aberto junto aos prestadores permitiu, inclusive, o crescimento da rede credenciada”, reforçou.

Para o então presidente, os passivos com a Rede Credenciada, que sempre foram questões de grandes discussões, estão sendo pagos de forma sistemática e constante aos prestadores ativos do Plano. Basílio ainda informou que, em abril o valor da dívida era de R$ 28 mi com a Rede que atendia ao Instituto e hoje ela está próxima a R$ 1,6 mi, uma redução de 95% das
obrigações com a Rede ativa.

“Para isso acontecer tivemos que imprimir algumas medidas de gestão de extrema importância e necessidade para a sobrevivência do Mato Grosso Saúde, como a correção inflacionária dos valores das mensalidades. Além disso, estamos trabalhando firmemente com os processos de cobrança dos inadimplentes, o que possibilita um resgate dos valores que, em tese, estariam parados. Repactuamos os contratos do Plano para que houvesse uma diminuição dos custos com os prestadores. Isso levou a uma redução média de 20% dos valores mensais devidos, gerando uma economia de aproximadamente R$ 1 mi por mês”, explicou.

Rede credenciada

Desde então, a credibilidade do Plano vem crescendo exponencialmente entre os prestadores de saúde que se sentem confortáveis em fazer parte do rol de atendimento do Mato Grosso Saúde, desestigmatizando a imagem financeira do plano e possibilitando a expansão da rede aos beneficiários que hoje recebem atendimentos nas mais diversas especialidades médicas, como psiquiatria, ginecologia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, infectologia, fisiatria, geriatria, oncologia, pediatras, nefrologia, entre outras especialidades.

Já na área hospitalar, os prestadores aptos aos atendimentos são Hospital Amecor, com atendimento de urgência e emergência cardíaca e cirurgias cardíacas eletivas; o Hospital Santa Casa para casos de urgência, emergência e pronto atendimento (PA) 24 horas para beneficiários acima dos 14 anos; o Hospital Santa Rita com atendimento de urgência, emergência e pronto atendimento (PA) 24 horas; Hospital Sotrauma atendendo urgência, emergência e pronto atendimento (PA) para traumatologia e com a novidade de atendimento clínico geral 24 horas; o Hospital de Olhos para atendimentos oftalmológicos; e agora o Complexo Hospitalar de Cuiabá (antigo Jardim Cuiabá) que atenderá urgências, emergências e Pronto Atendimento (PA) 24 horas.

Também compõem a rede diversos laboratórios para suprir as demandas clínicas como o Cedic, Cedilab, Hemaclin, Carlos Chagas, Vida Medicina Nuclear, Cedimagem, Biodena, IMED Cuiabá, INAC, Instituto de Medicina Nuclear, Laboratório Santa Rosa, entre outros que podem ser visualizados no site do Mato Grosso Saúde.

Recentemente os beneficiários ganharam novos credenciados, oportunizando ainda mais a ampliação do rol de atendimento. Estão atendendo a Clínica FEB Saúde, localizada em Várzea Grande, Clínica Mega Saúde, Centro Geodésico da Visão, o Hospital Sotrauma atendendo 24h, além dos casos de traumatologia, os casos de clínica geral, Gastroplast, entre outros parceiros.

Ainda na melhoria da Rede Credenciada, no dia 10 de dezembro foi aberto o Edital 003/2018, que tem como objetivo o fomento da demanda de algumas especialidades médicas, tendo em vista a baixa oferta de profissionais médicos nas seguintes especialidades: geriatria, pediatria, neurologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, pneumologia, urologia e psiquiatria. O intuito é gerar maior interesse da área médica nessas especialidades para o ingresso desses especialistas para atendimento aos beneficiários. O edital pode ser visto na íntegra no site do Instituto.

Fatura digital

Outro ponto importante trazido pela gestão está na implantação da Fatura Digital, possibilitando que os beneficiários possam ter uma ampla visão do uso do Plano, por meio do Extrato de Utilização, acompanhando os valores dos procedimentos. Pode ser visualizado também das mensalidades, tanto do titular, quanto dos dependentes e agregados, bem como os valores, que por ventura, possam estar em aberto.


“Esse tipo de documento era inexistente no Plano; era encaminhado um boleto para pagamento onde não constavam os detalhamentos, mesmo que simplificado. Hoje os beneficiários podem verificar o valor total do procedimento bem como o valor coparticipado, que é o que ele irá pagar. Isso trouxe mais transparência de uma forma geral”, esclareceu.


As faturas também são encaminhadas para os e-mails cadastrados, o presidente ainda reforça a importância de os beneficiários manterem os dados atualizados no sistema do Plano para que as comunicações, cobranças e possíveis informativos cheguem às residências, e e-mails, de forma efetiva. Essas atualizações podem ser realizadas de forma rápida pelo site do Instituto.

A melhoria dos canais de comunicação aproximou ainda mais o beneficiário do Plano, com um número médio de 150 atendimentos por dia aos beneficiários, tanto de forma presencial na sede do Instituto, quanto por telefone e Facebook. Com prestação de serviços de informações gerais, solicitações de boletos, parcelamentos, atendimento ao público do interior do Estado, entre outras informações.

Uma mudança muito necessária foi a expansão do quadro funcional do Instituto que possibilitou uma maior agilidade nas soluções dos casos internos, além da fluidez dos processos administrativos. A mudança no quadro possibilitou a inclusão da Ouvidoria Setorial, um setor muito necessário para atender às demandas do Plano.

Mais convênios

Em breve, os beneficiários do Plano poderão contar com um novo convênio que os favorecerá com a oportunidade de adquirir medicamentos, de marca e genéricos, com descontos diferenciados. “O convênio está em tratativas finais para que comece a entrar em vigor ainda no início de 2019”, frisou o presidente.

Outra parceria, essa já de longa data, é o plano odontológico da Uniodonto. O plano tem cobertura estadual e faz parte do rol de benefícios aos participantes do Mato Grosso Saúde. Por apenas R$12,15, os assegurados recebem tratamentos da saúde bocal de diversos tipos, desde periodontia até cirurgias. Acesse a cobertura total da Uniodonto no site do Mato Grosso Saúde.

Basílio deixa a presidência do Plano salientando a necessidade da participação dos servidores como beneficiários, para tanto foi criada a gerência de expansão do plano, que tem como objetivo o aumento da carteira de beneficiários.

“Avançamos em várias áreas do Plano, mas há muito mais o que deve ser feito para resgatar a credibilidade do Mato Grosso Saúde junto aos servidores públicos do Estado, pois um Plano só existe com pessoas nele, e este nasceu para atender esta parcela da população que tanto contribui com a prestação de serviços à população matogrossense, os servidores públicos ”, despede-se.

Fonte: 24 horas News

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