SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

08MAR
2019

Entenda como a pesca fantasma pode afetar a vida aquática

 Com 640 mil toneladas de equipamentos de pesca jogados no oceano, milhares de animais marinhos são mortos por dia somente no Brasil.

Também conhecida como Ghost Fishing em inglês, a pesca fantasma se dá quando materiais de pesca, provenientes do descarte incorreto, presentes no mar prejudicam a vida aquática. Presos em redes de pesca, linhas, anzóis e outras armadilhas, os animais marinhos são feridos, mutilados e até mortos de forma dolorosa, já que não contam com a ajuda humana para se livrarem dos materiais.
Além disso, esse tipo de armadilha presente nos oceanos atinge animais ameaçados de extinção como baleias, focas, peixes, tartarugas e golfinhos. Aliás, estima-se que apenas no Brasil, aproximadamente, 69 mil animais são afetados por dia.

Oceano prejudicado
Apesar de levar em seu nome a prática da “pesca”, os resíduos esquecidos no mar afetam os estoques de pesqueiros e ainda atraem demais animais para a armadilha, já que muitos peixes costumam se alimentar de espécies menores.
Além disso, a pesca fantasma é uma geradora de micro resíduos que poluem o oceano e afetam ainda mais a vida marinha, já que são mais difíceis de serem recolhidos e reciclados e, se tornam invisíveis por serem muito pequenos.

Aliás, esses micro resíduos presentes no oceano podem ser prejudiciais até para o ser humano, pois, o consumo de frutos do mar pode gerar a ingestão de 11 mil pedaços de micro resíduos por ano.

Como solucionar a pesca fantasma
Para que a pesca no mar por meio de resíduos não aconteça, existem ações de ONGs e voluntários que retiram as redes de pesca e outros equipamentos abandonados no mar. Além disso, há instituições que removem as armadilhas pesqueiras dos oceanos e reciclam o material.
Além disso, o vegetarianismo é um estilo de vida que tem ajudado bastante a combater a pesca ilegal e fantasma. Isso porque, 70% da população está reduzindo o consumo de carne por meio de dietas à base de grãos, frutas e legumes sem agrotóxicos.

Fonte: PENSAMENTO VERDE

Sitevip Internet