SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

22MAR
2019

5 produtos usados dentro de casa que estão destruindo o meio ambiente

 Estamos tão acostumados a reclamar sobre a devastação do meio ambiente, que muitas vezes esquecemos que somos parte do problema. Para colocar o dedo na ferida e mostrar que cada gesto conta, o site Global Citizen listou cinco produtos que todos temos em casa, mas estão destruindo o meio ambiente.

A matéria original, em inglês, lista uma série de substituições possíveis – e nós adaptamos elas para o cenário brasileiro. Vem ver!

Sabão para lavar louça e roupa
Muitos deles contém fósforo e nitrogênio, substâncias que causam a morte de plantas aquáticas. O processo de decomposição destas plantas rouba oxigênio da água e acaba sufocando o restante da vida marinha. Além disso, muitos dos detergentes contém tensoativos, que ajudam a separar o óleo da água, mas atacam o revestimento mucoso dos peixes, deixando-os vulneráveis.

Como substituir: Troque o detergente de louça pelo sabão de coco natural e o sabão em pó por receitas caseiras, como as disponíveis no blog Por Favor Menos Lixo. Outra opção são estes produtos de limpeza para casa sustentáveis.

Cápsulas de café
Não é preciso ser expert em sustentabilidade para entender que qualquer coisa que seja usada uma vez e logo descartada irá oferecer um belo de um impacto ao meio ambiente. Quando descobrimos que a maioria das cápsulas de café disponíveis no mercado sequer são recicláveis, as coisas se tornam ainda piores – é só mais lixo sendo empilhado no mundo.

Como substituir: Há diversas soluções, sendo a mais econômica delas o filtro de pano para um café passado. Cafeteiras italianas ou francesas também são boas alternativas, mas quem não abre mão de continuar usando suas máquinas de café pode optar por cápsulas biodegradáveis ou reutilizáveis de aço inox, como as listadas neste post feito pelo Um Cafezinho.

Saquinhos de chá
Assim como as cápsulas de café, os saquinhos de chá são bastante nocivos ao meio ambiente. A grande maioria das marcas disponíveis no mercado não é reciclável, nem completamente biodegradável.

Como substituir: Adquira um infusor de chá e troque as versões prontas por suas próprias infusões de ervas. A criatividade é o limite!

Lenços umedecidos
Sejam eles lenços para bebês, para remover a maquiagem ou para a limpeza de casa, o problema é o mesmo: embora feitos de plástico, esses lencinhos não são recicláveis e, na melhor das hipóteses, vão se acumular no aterro sanitário.

Como substituir: Papel higiênico ou um pano molhado com produtos de higiene são ótimas substituições (e muito mais econômicas a longo prazo). Quem não topa abrir mão da comodidade, mesmo sabendo dos impactos para o meio ambiente, pode apostar em lenços umedecidos biodegradáveis.

Plástico filme e papel alumínio
Ambos podem parecer boas ideias para envolver a comida e mantê-la fresca por mais tempo, mas são na verdade péssimos para o meio ambiente. Basicamente, sua produção gera um grande impacto ambiental, com o uso de combustíveis fósseis, e, embora possam ser recicláveis, eles não são reciclados.

Como substituir: Para armazenamento de alimentos, potes herméticos ou estes panos encerados são perfeitos. Na hora de cozinhar com papel alumínio, ele pode ser substituído por panelas ou assadeiras com tampa, desde que não contenham partes plásticas.

Fonte: HIPYNESS

Sitevip Internet