03JUN
2019

Servidores em greve cobram reajuste e melhores condições de trabalho a governador de MT durante reunião

Os servidores da educação se reuniram com o governador Mauro Mendes (DEM), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, nesta sexta-feira (31), e cobraram reajuste salarial de 7,69%, conforme um acordo feito há cinco anos, além de melhores condições de trabalho. No entanto, o governador negou o reajuste e afirmou que não há dinheiro suficiente nos cofres do estado.

Mais de 300 escolas da rede estadual estão em greve desde segunda-feira (27). Após a reunião, os servidores afirmaram que a greve deve continuar por tempo indeterminado, já que não houve acordo.

Durante a reunião, o governador disse que, além da falta dinheiro nos cofres do estado, há orientações do Ministério Público (MPE) e do Tribunal de Contas (TCE) para não gastar com reajustes.

O Ministério Público acredita que é prudente a categoria esperar acabar o decreto de calamidade para tentar renegociar com o governo.

Protesto
Parte de uma rua ao lado do Palácio Paiaguás foi bloqueada por professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que se reuniram e realizaram um ato contestando a justificativa do governador.

Os servidores usaram faixas, cartazes e carro de som durante o ato. Segundo eles, além da greve, os atos devem continuar na próxima semana até que um acordo seja feito.

Eles afirmaram ainda que outras escolas da rede estadual devem aderir a greve a partir de segunda-feira (3).

Fonte: G1 MT