SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

03JUN
2019

15ª Semana do Meio Ambiente tem início com caminhada no Parque Mãe Bonifácia

 A 15ª edição da Semana do Meio Ambiente terá início na segunda-feira (3), em Cuiabá, com o tema Meio Ambiente – Gestão Compartilhada. Com ampla programação, o evento segue até domingo (9) com mesas redondas, palestras, apresentação de cases de gestão ambiental, oficinas, exposições fotográficas e exposição de atitudes sustentáveis. As inscrições para todas as atividades são gratuitas.


Sema-MT
Semana do Meio Ambiente Sema - Parque Mãe Bonifácia

A abertura ocorre no período da manhã, no dia 3, com caminhada ecológica no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, além de oficinas e exposições fotográficas.

Durante toda a terça-feira (04), serão realizadas visitas técnicas Águas Cuiabá, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Coca-Cola, Horta Estrela e Lacan – Laboratório de Permacultura e Bioconstrução.

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, entidades governamentais e privadas apresentam projetos que são referência na área ambiental, como, por exemplo, o projeto Água para o Futuro do Ministério Público Estadual (MPE) que realiza um trabalho de mapeamento e recuperação de nascentes na Capital, já a empresa Águas Cuiabá irá apresentar o Plano de Saneamento para o município.

A Fiemt expõe os resultados obtidos pelo Renovabio e o Juvam colabora com a apresentação do programa de arborização Verde Novo. O premiado Centro de Sustentabilidade do Sebrae e o modelo de ecoturismo implementado pelo Sesc Pantanal também estarão em pauta.

Os participantes do evento poderão acompanhar quatro mesas redondas que reunirão especialistas de diversos segmentos para debater o Combate ao Desmatamento Ilegal; Educação Ambiental Compartilhada; Ambiente Urbano e Mato Grosso no contexto das Mudanças Climáticas: Oportunidades e Desafios. Paralelamente aos debates, também serão realizadas exposição de trabalhos e feira demonstrativa.

As palestras e debates serão realizadas no 6 de junho no Centro Universitário Unic - Beira Rio II. O encerramento das atividades será feito com palestra magna do doutor em Direito Tributário Ambiental, Werner Grau Neto. O advogado irá falar sobre O Ambiente Institucional e o Risco de Judicialização da Questão Ambiental, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Agricultura Familiar

Chico Ferreira
Parque das águas, fim de tarde
No domingo (9), no período da tarde, será realizada uma feira com produtos da Agricultura Familiar no Parque das Águas. Os frequentadores da área de lazer também poderão ver o desfile da fanfarra dos Desbravadores e Aventureiros e conhecer os projetos da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado. Na oportunidade, será realizada ainda uma feira de adoção de animais.

Parceria

Para a realização da edição de 2019 da Semana do Meio Ambiente, a Sema coonta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Estado (MPE), Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Tribunal de Justiça – Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), União Nacional do Etanol e do Milho, Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmats), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Sebrae, Sesc Pantanal, Universidade de Cuiabá (Unic), Instituto Ação Verde, Desbravadores, Águas Cuiabá e Energisa.

Serviço

15ª Semana do Meio Ambiente Meio Ambiente – Gestão Compartilhada

Data: De segunda a domingo (3 a 9 de junho)

Local: Abertura Parque Mãe Bonifácia (3) / Visitas técnicas (4) Águas Cuiabá, Sebrae, Horta Estrelas / Mesas redondas, palestras e feira demonstrativa - Unic Beira Rio (5 e 6) / Feira de doação de animais, desfile e apresentações culturais - Parque das Águas (9)

Fonte: GAZETA DIGITAL

Sitevip Internet