SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

05JUN
2019

Seaf estuda uso do lixo orgânico para geração de biometano



A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) estuda a possibilidade da geração e exploração do gás metano, como opção para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados em Cuiabá. O projeto envolveria inicialmente a capital, com a coleta de todo resíduo produzido nas feiras livres e oriundos de outras fontes. A estimativa é recolher cerca de 600 mil quilos de resíduo orgânico no mês.

Vale esclarecer, que resíduo orgânico é todo tipo de resto de alimento de origem vegetal ou animal, produzidos diariamente nas residências, indústrias alimentícias, feiras, supermercados, escolas, restaurantes, entre outros. Temos como exemplos de lixo orgânico, restos de alimentos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral participou de uma das visitas técnicas ao projeto UD Biometano da Usina Itaipu Binacional, desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás). O centro é uma instituição científica e de inovação que tem como meta, se tornar referência mundial na oferta de tecnologia para o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás. Na usina, o sistema opera com resíduos orgânicos gerados pelas atividades agropecuárias, agroindustriais, urbanas e industriais. Toda produção de biogás é consumida no abastecimento dos veículos que compõem a frota da Itaipu.

De acordo com o Gestor Ambiental da Seaf, Brasílio Ferreira, que também participou da visita, o uso do lixo para geração de energia é algo que vem ganhado força no Brasil e no mundo. A solução apresenta uma série de vantagens, passando pela diversificação da matriz energética do país, e pela diminuição dos impactos causados pela decomposição do lixo, como a emissão de gases nos aterros sanitários.

Segundo o secretário-adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Ernesto Manoel Barbosa o município é parceiro do Governo do Estado e possui total interesse na implantação do projeto. Cuiabá participará prioritariamente na coleta de todo resíduo produzido pelas feiras livres, impactando de maneira significativa na redução das grandes áreas destinadas a recepção dos materiais.

Além do quesito econômico, a geração de energia a partir do uso do lixo orgânico impactaria diretamente na redução de acúmulos depositados nos aterros sanitários, funcionando como alternativa para municípios que ainda não se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aprovada em 2010, a PNRS determina que todos os lixos do país deveriam ter sido fechados até 02 de agosto de 2014, e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados.

De acordo com o Projeto de Lei 2289/2015, capitais e regiões metropolitanas teriam até 31 de julho de 2018 para se adequarem; até 31 de julho de 2019, para municípios com população superior a 100 mil habitantes; até 31 de julho de 2020, para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes e até 31 de julho de 2021, para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes.

Fonte: SEAF

Sitevip Internet