07JUN
2019

Secretaria de Assistência Social desenvolve projeto para reciclagem de materiais descartáveis

Com a participação de 419 servidores públicos, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), em parceria com Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável (Asmats) desenvolve desde o começo do ano o trabalho de coleta seletiva de materiais recicláveis, alinhada com a Agenda Ambiental na Administração Pública.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A ação vem de encontro ao Dia Nacional da Reciclagem, que é celebrado em 5 de junho, mesma data do Dia Mundial do Meio Ambiente, e que leva a conscientização para o controle do desperdício e reaproveitamento dos materiais descartados.

De acordo com a titular da pasta, Rosamaria de Carvalho, a iniciativa busca proporcionar uma melhoria financeira para as famílias com a doação dos materiais, além de mostrar a importância da reciclagem, que reflete na redução do lixo, gerando inclusão social e econômica para as mais de 46 famílias afiliadas da Asmats.

“A implantação da reciclagem de papéis começou como uma experiência-piloto, que está sendo ampliada aos poucos. A intenção é que as pessoas se sensibilizem da necessidade do trabalho em conjunto e espontaneamente tomem atitude mais sustentável e façam parte o processo”, destacou.

A Pasta fica responsável pela coleta seletiva e o acompanhamento dos resultados, enquanto isso a Associação realiza o recolhimento e o processo de reciclagem. Em cada sala da Secretaria foi colocada uma caixa coletora com o slogan ‘Nem tudo é lixo’ para incentivar os profissionais a realizarem o descarte de todos os resíduos sólidos de papel. Dessa forma, o material recolhido semanalmente chega em melhores condições de serem reaproveitados pelos trabalhadores da associação.

Conforme a presidente da Asmats, Maria Aparecida Nascimento, a associação também promove palestras de conscientização com intuito de incentivar a adesão de outras instituições ao projeto. “A ação agrega renda, porque todos os resíduos são registrados e geram o sustento de famílias. Se todos tiverem essa conscientização, não só nós vamos lucrar mais todo o meio ambiente”, disse.

O mesmo projeto também é realizado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Papéis

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso Sustentável informa que são consideráveis papéis recicláveis os seguintes materiais: papelão, jornal, revistas, papel de fax, papel cartão, envelopes, fotocópias e impressões em geral. Por outro lado, não são considerados recicláveis: papel higiênico, papel toalha, fotografias, papel carbono, etiquetas e adesivos.

Concorrência pública

A Setasc, em acordo com a lei nº 12305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em breve fará concorrência pública para atender todas as associações em forma de rodízio para que ninguém fique de fora.