SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

16JUL
2019

Servidores do meio ambiente são qualificados para sistema de transparência

 Servidores de diversos setores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participaram de oficina para debater e conhecer temas relativos à transparência, acesso à informação e dados abertos. Organizado pela Unidade Estratégica de Transparência e Geoinformação (UETG), em parceria com Instituto Centro de Vida (ICV), o encontro conduzido pelo Instituto Governo Aberto (IGA) utilizou jogos interativos, palestras e estudos de caso para apresentar os conceitos de transparência passiva, ativa, importância do Governo Aberto para o controle e participação social, além de convidar os servidores a refletir sobre como eles podem contribuir para melhorar a transparência das informações ambientais.

Durante a abertura do encontro, o secretário adjunto Executivo da Sema, Alex Marega, enfatizou que a Sema já avançou muito em disponibilização dos dados, mas que é possível avançar ainda mais para se tornar referência na área. Para a diretora adjunta do ICV, Alice Thuault, quanto mais transparente, mais o órgão ambiental terá credibilidade para arrecadar recursos junto aos diversos fundos que promovem políticas públicas ambientais.

A cooperação para desenvolvimento de ações para fortalecimento do setor de transparência da Sema, integra um acordo firmado entre o órgão ambiental e a entidade do terceiro setor para consolidação de políticas públicas de valorização da floresta em pé. Os recursos para o financiamento das atividades foram obtidos por meio do fundo criado pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

Facilitadora da oficina realizada na terça-feira (09), a co-fundadora do IGA, Vanessa Menegueti, explicou que a transparência das informações permite que a população avalie as ações realizadas pelos gestores públicos, empoderando a população. "Os princípios de Governo Aberto trazem mais transparência e participação popular. Uma nova arquitetura na relação entre sociedade e governo em uma agenda que gera confiança", complementou.

Fonte: SEMA-MT

Sitevip Internet