13NOV

Reforma da Previdência de MT prevê aposentadoria aos 65 anos e teto de R$ 5 mil

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou na segunda-feira (11) que o texto da Reforma da Previdência para os servidores públicos de Mato Grosso deverá prever idade mínima de 65 anos e um teto de R$ 5 mil. De acordo com Mendes, os estudos sobre a eventual proposta devem se concluídos nos próximos dias e em seguida, o texto será encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Mauro citou que o Estado tem um déficit previdenciário e demonstrou descontentamento pelo fato de existirem servidores que se aposentam aos 45 anos de idade e com salário acima de R$ 30 mil. “Mais de 2 mil pessoas se aposentam aqui com salário em torno de R$ 30 mil com menos de 45 anos de idade, enquanto um servidor federal e um servidor da iniciativa privada têm que esperar chegar aos 65 anos de idade. Então, é uma diferença muito grande”, comparou.

Leia Também: LDO será discutida terça-feira na Assembleia; proposta deve ser encaminhada pelo Governo ainda este mês
“Vamos abrir esse debate nas próximas semanas com a Assembleia Legislativa, para que possamos corrigir essas distorções” completou Mendes.

Mendes ainda lembrou sobre um déficit previdenciário de R$ 57 bilhões projetado pelo MT Prev para os próximos 35 anos, já que a cada ano, a Previdência no Estado registra um déficit de cerca de R$ 1,3 bilhão. “Esse dinheiro sai da conta de energia elétrica, sai do ICMS do combustível, sai dos impostos que o cidadão paga… Cada vez mais eu vejo servidores aposentando com salário integral, o que não acontece na iniciativa privada. Até quando Mato Grosso vai aguentar?, questionou. Conforme Mauro, entre 200 e 300 servidores se aposentam mensalmente no Estado.

Fonte: O DOCUMENTO