SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

19FEV
2020

Multiplicadores em Educação Ambiental despertam consciência em municípios de Mato Grosso

 O impacto que uma pequena atitude ambiental pode causar em uma comunidade é o princípio da linha de pensamento dos projetos elaborados no curso de "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental", seja no ato de plantar uma árvore ou na separação do lixo reciclável.

Em 2019, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) capacitou 156 profissionais, em Jaciara, Sinop, Tangará da Serra e Barão de Melgaço, resultando em 29 projetos apresentados e executados.

A etapa final do curso é a elaboração de projetos sociais que reproduzam os conceitos da Agência Ambiental da Administração Pública (A3P), despertando assim a consciência ecológica na população local. Entre os projetos criados no ano passado que se destacaram estão o Revolução e o Reciclando Vidas.

O projeto Revolução foi criado no município de Jaciara e consiste na arborização de praças públicas frequentadas pela população, visando a integração social, o bem-estar e qualidade de vida da população.

"Com a arborização da praça Irmão Nascimento, em Jaciara, eu pude entender que a educação ambiental é praticada em pequenos gestos no dia a dia. É uma semente que temos que disseminar, foi importante para refletir e rever meus atos em relação ao meio ambiente, e poder contribuir mais na preservação e conservação ambiental", destacou Natalia Silva, fiscal de Meio Ambiente.

Em Sinop um grupo elaborou o projeto "Reciclando Vidas", que despertou o interesse de muitas crianças e adolescentes, aderindo 17 unidades escolares com intuito de realizar a coleta de materiais recicláveis nas escolas, trabalhando a educação ambiental e financeira dos alunos.

"A ideia principal do curso de multiplicadores é que os cursistas que estão sendo formados possam observar a realidade do município e assim identificar problemas e após essa identificação consigam criar resoluções para esses problemas através dos projetos, priorizando a necessidade local" ressaltou Alexandre Soledade, analista de meio ambiente.

As equipes pedagógicas das escolas foram capacitadas para ministrar palestras, orientar os alunos sobre a importância da reciclagem e conduzi-los na troca de materiais recicláveis por cédulas fictícias, que servirão para compra de produtos de papelaria, brinquedos e variedades.

"As crianças foram orientadas sobre os tipos de materiais que podem ser reciclados, e a cada cinco item de materiais recicláveis que a criança leva até a escola, ela recebe um Sinopinho real que serve como moeda de troca na loja montada pela Secretaria Municipal de Educação em Sinop", afirmou Ivete Mallmann Franke, a Secretaria municipal de meio ambiente.

A economia financeira foi um dos pontos trabalhados, explicou Ivete. "Para comprar algum item da loja, a criança precisa fazer cálculos, aprender a poupar e economizar de acordo com o recurso que possui. Muitos produtos que são considerados resíduos podem gerar renda", destacou.

Fonte: SEMA-MT

Sitevip Internet