25MAR

Queda na arrecadação pode atrasar pagamento de salário em MT

Em entrevista à TV Centro América (Globo), nesta terça-feira (24), o governador Mauro Mendes (DEM) admitou que o "efeito coronavírus" poderá implicar no atraso do pagamento dos servidores públicos em estaduais, a partir do mês de abril.

O chefe do Executivo estimou uma queda de 20% a 30% na arrecadação estadual para abril, em vista da da pandemia do coronavírus.

Por isso, ele admitiu que há, sim, grandes possibilidades de reflexos negativos no pagamento da folha de salários do Estado.

“Essa crise vai atingir muita gente. Nós, servidores públicos, temos que ter claro o seguinte: não podemos ser uma ilha na sociedade. Está todo mundo em crise, só nós que não?”, observou Mauro Mendes.

Hoje, a receita mensal do Estado gira em torno de R$ 1,6 bilhão. A folha dos servidores é de R$ 600 milhões por mês, aproximadamente.

“Claro que não gostaria que isso [atraso nos salários] acontecesse. Mas, há uma possibilidade de a arrecadação cair de 20% a 30% no próximo mês. Como vamos fazer se entrar 20% ou 30% menos de dinheiro? Tomara que não aconteça. Mas essa é a previsão”, disse o governador.

Citando os impactos da pandemia na economia mato-grossense, Mauro Mendes observou, ainda, que o Estado deve ter queda muito grande na arrecadação de ICMS da energia elétrica e de combustíveis.

É que, atualmente, muitas empresas estão fechadas período e há uma menor circulação de veículos nas cidades.

A arrecadação do ICMS dos combustíveis é a maior fatia da arrecadação tributária de Mato Grosso.

Fonte: DIÁRIO DE CUIABÁ