SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

29JUN
2020

Materiais apreendidos em ações de fiscalização são doados para Unemat realizar estudos

 A Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) doou redes e tarrafas apreendidas em operações contra a pesca predatória para o Laboratório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. O material subsidiará o trabalho de pesquisa de monitoramento do comportamento reprodutivo dos peixes.

Foram doados quatro redes, duas tarrafas, um viveiro e uma passagua com finalidade de pesca para estudo cientifico. "Esse material doado pela Sema é muito importante para o trabalho de campo e de pesquisa relacionados ao monitoramento de comportamento reprodutivo dos peixes de interesse comercial do estado de Mato Grosso. Essas informações orientam o Conselho Estadual de Pesca na definição do período de defeso da Piracema", afirma a secretaria executiva do Cepesca, Gabriela Priante.

O coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Jean Holz, explica que os materiais em apreensão administrativa oriundos de ações de fiscalização da Sema geralmente são descaracterizados e destruídos, contudo uma parcela é usada em pesquisa científica de ictiofauna por institutos como a Unemat.

A Universidade mantém parceria com a Sema e outros órgãos desde 2004 para a realização de monitoramento reprodutivo de peixe de interesse econômico, destaca Claumir Muniz, coordenador do laboratório de ictiofauna da Unemat. "Temos uma demanda muito grande e essa disponibilização da Secretaria é interessante porque são materiais caros. A Sema, por meio do setor de fiscalização, sempre nos dá esse apoio para as coletas. Essas informações são mandados para o Cepesca que soma ao banco de dados deles para definição do período de Defeso".

Fonte: SEMA-MT

Sitevip Internet