SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

10SET
2020

Corpo de Bombeiros intensifica ações de combate ao fogo no Parque Encontro das Águas, em Porto Jofre

 O Corpo de Bombeiros Militar reforçou o combate ao incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (distante 102 km de Cuiabá). Na manhã desta terça-feira (8) mais duas equipes foram enviadas ao local para atuar junto aos 46 homens que já estão diretamente empregados no combate aos focos de calor nesta frente de trabalho, que faz parte da Operação Pantanal II.

As guarnições foram enviadas com o objetivo de controlar as chamas ativas na região Leste do parque, conhecido por reunir na localidade a maior concentração de onças-pintadas do mundo. A ação faz parte do plano operacional que é definido diariamente, e contém estratégias e prioridades a serem enfrentadas pelo comando unificado, composto por diversas instituições.

Também têm sido priorizada a proteção de regiões de pousadas, fazendas, a região Norte do Parque Encontro das Águas, e a proteção das mais de 140 pontes presentes na Transpantaneira, explica o tenente coronel bombeiro militar Dércio Santos da Silva, coordenador do Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional de MT (Ciman/MT).

“O Estado não mede esforços para conter os incêndios e esta área especificamente colocamos como prioridade, diante da grande extensão das áreas do Pantanal. Após as equipes reportarem os incêndios no local, sobrevoamos a região, e definimos um conjunto de estratégias para ações no local, e de otimização dos recursos”, conta.

Para a proteção das pontes de madeira da Transpantaneira, foi enviado um veículo especializado para atuar nas cabeceiras das pontes e evitar que regiões fiquem isoladas. Fazendeiros da região disponibilizaram maquinários, pipas e tratores para emprego no combate e controle do incêndio dentro do Parque Estadual.

Moradores locais atingidos pelo fogo

O Corpo de Bombeiros resgatou nove pessoas que estavam em risco por conta dos incêndios que atingem o Pantanal. A casa de palha que abriga duas mulheres e sete crianças na região ribeirinha de Porto Jofre, em Poconé, foi cercada pelo fogo na segunda-feira (7).

A ação contou com o apoio de militares e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para o contra fogo, com o objetivo de evitar que o incêndio destrua as moradias.

“A família estava pressionada pelo fogo e pelo rio e não havia mais como sair pela propriedade. Fizeram um trabalho de queimar a vegetação próxima, proteger e encharcar as casas, e conseguiram preservar as moradias”, explica o tenente coronel.

Operação Pantanal II

A operação foi deflagrada no dia 7 de agosto, e desde então empenha esforços para proteção da maior planície alagável do mundo. Há hoje 122 homens atuando diretamente no combate ao fogo do Pantanal mato-grossense. Entre eles há militares do CBMMT, policiais militares da Sesp, servidores da Sema, Corpo de Bombeiros de MS, militares da Marinha do Brasil, do ICMBio e do IBAMA. Estão sendo empregadas ainda cinco aeronaves disponibilizadas pelo ICMBio, Sesc e Marinha.

Fonte: O DOCUMENTO

Sitevip Internet