10SET

Ibama lança sistema digital antifraude para controle da madeira

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, lançou hoje (8) o Sinaflor+. O sistema traz um maior controle no manejo da madeira, rastreando desde à origem e fortalecendo o combate ao desmatamento ilegal.

No sistema anterior, a vinculação entre madeira extraída e árvore original era feita por amostragem aleatória. No Sinaflor+, as árvores destinadas ao corte seletivo são 100% identificadas por geolocalização, e cada produto florestal pode ser rastreado até o ponto exato de onde foi originalmente extraído.

Para o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é preciso continuar avançando. “O próximo passo do sistema será o DOF+, que é a rastreabilidade na parte de transporte e também o sistema Pau Brasil, que é o de exportação da madeira, explicou. “Prevemos a conclusão dessa etapa já no ano que vem”, ressaltou o ministro.

Além de prevenir fraudes, o Sinaflor+ dá mais segurança para quem trabalha de maneira regular no setor madeireiro. Com assinatura eletrônica e QR code no novo modelo de autorização, a fiscalização ganha transparência e ainda mais rigor.

O Sinaflor+ conta ainda com um painel de controle integrado para o usuário, com ferramentas que vão de histórico a busca inteligente, facilitando o gerenciamento de autorizações e pendências por parte do empreendedor.

Fase de testes
Em fase inicial, o sistema foi testado desde 24 de agosto por mais de 500 usuários capacitados, entre membros de órgãos ambientais, responsáveis técnicos vinculados aos representantes setoriais e analistas do próprio Ibama. No período, foram emitidas mais de 100 autorizações no novo sistema.

“O SINAFLOR+ é uma atualização do antigo SINAFLOR. O maior controle do sistema era esperado desde o Código Florestal de 2012 e foi elaborado em apenas 1 ano e dois meses, pois foi colocado como prioridade pelo Governo Federal” ressaltou Eduardo Fortunato Bim, Presidente do Ibama.

O Sinaflor+ vem se somar a uma série de ações do Ministério do Meio Ambiente para fechar o cerco ao desmatamento ilegal, como o programa Floresta+ e o Adote 1 Parque.

Clique aqui e acesse vídeo em alta resolução com depoimento do ministro sobre o Sinaflor+.

Ascom MMA
(61) 2028-1227