28OUT

Diretoria do Sintema se reúne com Secretária de Estado de Meio Ambiente

O presidente do Sintema, Carlos Augusto, juntamente com diretores, sindicalizados e lideranças da Sema, participou de uma reunião, na manhã desta terça-feira (27/10) com a Secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti. Na oportunidade, foram abordados cinco temas, entre eles, os reajustes promovidos pela Lei 10.596/2017, que trata das carreiras dos servidores da Sema.

A referida lei, que contempla três reajustes, parcelados entre os anos de 2018 e 2020, até agora, somente teve a primeira parcela paga. “Fomos preteridos na efetivação desses reajustes, pois o governo fez o decreto de calamidade financeira, no início de 2019. A reunião com a Secretária foi no sentido de solicitar a intervenção junto ao governo do estado de Mato Grosso”, disse Carlos Augusto.

Ele explica que o governo havia feito um compromisso, no ano passado, que ao surgir uma folga orçamentária iria reservar 75% desse valor para pagar o RGA e os 25% restantes para quitar a lei de carreira da Sema, da Sefaz e da Educação. “Essa agenda é para cobrar uma promessa. A Lei Orçamentária Anual será colocada em votação logo após as eleições e precisamos ser contemplados porque entendemos que há essa possibilidade”, disse o Presidente do Sintema.

Carlos Augusto ressaltou ainda que a Secretária, que na época participou da construção da Lei de Carreira da Sema, reafirmou o compromisso de trabalhar no sentido do cumprimento da legislação em prol dos servidores. “Levamos um time de peso, de diretores e lideranças da Sema. Fomos muito bem recebidos e saímos dessa reunião confiantes de que vamos levar nossas reivindicações ao governador e que os pleitos da nossa categoria serão atendidos.”

*Outros temas abordados na reunião*

Na reunião, outra questão abordada foi em relação à URV, assunto que está judicializado e em várias instâncias o Governo já perdeu. “Percebemos que, em várias oportunidades, o Executivo tem buscado protelar esse pagamento. Colocamos essa pauta junto à Secretária e ela pediu um resumo atualizado dessa situação para que ela possa levar ao governador.”

A pesquisa realizada pelo Sintema, referente aos cuidados contra a Covid-19 na volta dos servidores ao ambiente de trabalho também foi levada à reunião. A Secretária solicitou que fosse marcada uma nova agenda para discutir esse tema diretamente com a Secretaria Adjunta Sistêmica.

A reforma da Coordenadoria de Licenciamento de Empreendimentos também foi abordada na reunião. “É um ambiente que há necessidade de fazer melhorias, principalmente nos mobiliários. Hoje está bastante improvisado. A Secretária garantiu que já tem um projeto e será contemplado através das compensações.”

A última pauta da reunião foi em relação ao porte de arma. Ficou acordado que outras informações serão levantadas para ampliar o debate e trazer melhores subsídios para a gestão tomar essa decisão.