06NOV

Exemplo de esportista, servidora da sema pratica corrida há 10 anos

Em 2018 participou da 1° Ultramaratona de Chapada dos Guimarães e foi a 1° mulher a concluir os 70 km

Mais conhecida como Aldy pelos amigos, a servidora pública, assistente social e graduada em Administração Pública, ingressou na Sema no concurso de 2006, tem 45 anos anos de idade e pratica a corrida há aproximadamente 10 anos. Em sua infância, Aldeniza dançava e fazia ginástica rítmica. Na adolescência, a atividade física se resumia às aulas de educação física na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso.

Aldy conta que as primeiras passadas de corrida foram na pista de atletismo da ETF-MT. “Eu corria bem, mas nunca passou pela minha cabeça  correr para além das aulas, me lembro que me inscrevi na Minimaratona do SESC em 2011 e lá encontrei, por acaso, alguns colegas da Sema.  Essa corrida foi o start para esse esporte que amo”, disse.

É consenso que a prática de atividade física faz bem à saúde. Para ela a atividade física vai além da saúde. “ É o meu momento, é o tempo em que eu alivio minha mente, organizo minhas ideias e me preparo para um novo dia com alegria e disposição. Eu amo correr. Nem sei porque não comecei essa prática antes.”

Ela conta com detalhes como foi a sua participação na 1° Ultramaratona, realizada em Chapada dos Guimarães, no ano de 2018, desafio 70 Km. “ Minha preparação começou conversando com o treinador, que deu sinal verde. Em seguida, fiz todos os exames médicos e cardiológicos e procurei um nutricionista para adequação da alimentação. A partir daí foram horas de muito treino, com o objetivo de concluir a prova, independente de tempo. No Grande dia, largamos às 3:00 da manhã, munidos de água e lanternas para iluminar a estrada. Só nós e as estrelas.”

“Os desafios foram muitos, na estrada, os carros, um grupo de ciclistas, nos acompanhava, buzinava, incentivava. Foi uma festa. Já na cidade, as pessoas reconheciam os "loucos que vinham de Cuiabá" correndo e aplaudiam.  Arrepio só de lembrar. Foi uma prova de muita parceria, muita solidariedade. Colegas desistindo no caminho, outros sofrendo com câimbras, dores, bolhas nos pés. E cada um ajudando no que era possível, dividindo a garrafa de água, emprestando um anti inflamatório, incentivando a não desistir. E ao final de 9h30 min eu fui a 1° mulher a concluir os 70 km”, disse Aldenize

A servidora explica que o esporte impõe disciplina, planejamento, foco e fala sobre importância do esporte e do incentivo dele nas organizações públicas e privadas. “Sem perceber, a gente leva isso para o ambiente de trabalho. As organizações deveriam investir no esporte, incentivando e até patrocinando  seus servidores e/ou colaboradores. Todos só tem a ganhar.”

Para quem deseja iniciar em qualquer esporte, Aldy da várias dicas. “Não comece um esporte por modinha. Comece porque ele vai te fazer bem. Comece quando estiver preparado. Comece por uma avaliação médica. Você sabe como está seu coração, sua glicose, sua pressão arterial? Procure um profissional em educação física.  Ele vai te ajudar a identificar seu gosto e suas potencialidades, escolha um esporte que te dê prazer e não sofrimento, é difícil começar sozinho. Se esse é seu caso, existe vários grupos praticantes de esportes. Escolha sua turma.”

“Enfim, corrida é paixão. A corrida é democrática. A corrida é para todos. Tem aqueles que correm 5 km, tem aqueles que correm 10 km, outros correm uma meia maratona,
Alguns correm uma maratona ou mais, e tem aqueles que dão uma voltinha na quadra e se mantém saudáveis e felizes”, completou Aldy.

A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia a dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento na idade adulta, e evitando o sedentarismo e a obesidade, diminuindo a ansiedade e ajudando na regularização do sono. Fica a dica!

Abaixo o link para que conheça um pouco mais da rotina de Aldeniza Rocha, uma ultramaratonista apaixonada pelo esporte!