SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

27NOV
2020

Servidores da Sema realizam curso básico para pilotos RPAS-DRONES

Servidores da Sema realizam curso básico para pilotos RPAS-DRONES

Servidores da Secretaria do Estado do Meio Ambiente – SEMA realizaram, no último dia 18 e 19 novembro, o curso básico para pilotos RPAS-DRONES. No primeiro dia, o curso foi ministrado no auditório da Sema, em Cuiabá. No segundo dia, o treinamento ocorreu no Campo de Futebol da Arena Pantanal com o objetivo de proporcionar a prática aos alunos em um lugar seguro. A capacitação teve a finalidade de aperfeiçoar os trabalhos de inspeção, monitoramento e fiscalização do órgão de meio ambiente estadual. Com ela, os profissionais terão condições de manusear o equipamento de acordo com as regras de aeronavegabilidade brasileira.
  
A necessidade de promover o curso, capacitar novos servidores e diminuir custos para a secretaria foi o que motivou os quatro servidores da Sema. Bruno Leal, Leonardo Peixoto, Roberto Arruda e Thiago Queiroz, servidores instrutores foram capacitados inicialmente e após surgir uma nova necessidade se disponibilizaram e montaram o curso em duas semanas. “Houve um convite por parte da Gestão de Pessoas, em nome da Rita, havia contrato em andamento, porém iria demorar e precisávamos executar essa capacitação com urgência. A partir disso, nos reunimos e montamos o curso. É uma iniciativa que pode continuar em outros ramos e capacitar novos colegas”, disse Bruno Leal, Analista de Meio Ambiente da Sema.
  
Ainda de acordo com ele, pessoas animadas e capacitadas com habilidades diferentes podem fazer muito mais pelo meio ambiente. “Reunimos e montamos um curso para nossos colegas e surpreendemos, pois o curso ficou melhor do que recebemos porque foi adequado a nossa realidade. Foi um prazer realizar este treinamento.”
  
Para Leonardo Peixoto, Analista de Meio Ambiente perfil Advogado da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Rondonópolis e também um dos instrutores do curso, foi uma excelente iniciativa da secretaria em buscar os talentos internos para ministrar essa capacitação. “ O curso foi um sucesso. Demonstra a valorização das habilidades dos nossos servidores. Fiquei muito feliz em ser um dos participantes dessa iniciativa. Como sou do interior, a instrução trouxe a oportunidade de interagir com os demais servidores da secretaria, estreitando e fortalecendo a relação da classe”, frisou.
  
Cristina Auad é Assesssora Técnica da Sema há 10 anos e foi uma das alunas do curso. De acordo com ela, a experiência foi fantástica. “Sou responsável pela entrega dos drones em nossa Superintendência 'SUIMIS' e pude ver quão é fácil o manuseio, a montagem e a pilotagem. Para mim, mesmo que não vou a campo, foi primordial o curso, pois aprendi tudo sobre os drones. Por exemplo, a legislação, as peças, sobre quem pode pilotar e quem autoriza”, disse Cristina
 
O curso apresentou as noções básicas de legislação e manuseio do equipamento, atentando-se, principalmente para a segurança do espaço aéreo, da sociedade e do próprio operador, contribuindo para o uso responsável do RPAS.
 
Para o presidente do Sintema, Carlos Augusto, ações como essa tornam-se possíveis pela dedicação dos servidores que possuem comprovada competência técnica e elevado grau de comprometimento com os resultados institucionais para atuar como instrutores internos. “A carreira dos profissionais do meio ambiente tem uma pluralidade de talentos excelente. A elevada capacidade dos servidores e a contínua busca pelo aprimoramento faz da nossa categoria um exemplo para o serviço público estadual. Parabéns a todos os envolvidos nesse treinamento.”

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet