06JUL

Sintema realiza Assembleia Geral Extraordinária

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso – SINTEMA/MT realizou, na tarde desta quarta-feira (06/07), a Assembleia Geral Extraordinária. A reunião realizada em modo híbrido, tratou sobre a criação da Comissão Permanente de Coordenação e Articulação Política e informes sobre outros assuntos da categoria. Na oportunidade, o presidente do Sintema-MT Carlos Augusto Gomes de Oliveira abriu para discussão e em seguida para a votação dos sindicalizados.

A assembleia foi realizada para a possível criação de uma comissão de trabalho que tem o objetivo de ajudar nos enfrentamentos e discussões de assuntos que tem causado grande impacto a todos os servidores públicos como a PEC 32, PEC 13 de 2022 e RGA por exemplo.

De acordo com o Presidente do Sintema, a questão política tratada pela comissão será no âmbito sindical, ou seja, a política da defesa das carreiras. “Estamos vivendo um momento muito delicado, na questão do desmonte do serviço público e na política, temos a necessidade de nos articularmos para fazer esses enfrentamentos”, afirmou Carlos Augusto durante a Assembleia.

O Advogado Bruno Luis Leal, que faz parte do Escritório que presta assessoria jurídica para o Sintema participou do encontro e esclareceu dúvidas. Ele reiterou a importância da criação da comissão para alinhamentos dos trabalhos já realizados com a possibilidade de articulação política.

Uma das questões discutidas durante a reunião foi a necessidade de garantir que as carreiras da SEMA sejam enquadradas em atividade permanente de estado. “As mesmas atribuições do Ibama são nossas atribuições, precisamos de alguma forma auxiliá-los para que essa PEC seja o mais rápido possível apreciada porque nós entendemos que se o Ibama e o ICMBio se transformarem em atividades permanentes de estado temos uma oportunidade de também fazer junto à SEMA.”

Após votação, ficou decidida a criação da Comissão e a realização de uma enquete com os sindicalizados elencando os dez principais temas a serem abordados pelo grupo de trabalho. Posteriormente, os servidores serão convidados a fazerem parte da comissão e definir a sistemática das deliberações para que seja apresentada em nova assembleia.

Ao final da reunião, foram realizados informes sobre ações que estão sendo realizadas pelo sindicato, servidores foram ouvidos tanto os que participavam de maneira presencial quanto no formato online.