SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

14SET
2022

Sintema entrega carta de intenções a candidatos a cargos eletivos

Sintema entrega carta de intenções a candidatos a cargos eletivos

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso recebeu, nesta terça-feira (13/09), as visitas do deputado estadual Eduardo Botelho e do suplente de deputado federal Valtenir Pereira. Na oportunidade, foram entregues aos candidatos uma Carta de Intenções que trazem as propostas e os anseios da atuação sindical. 
 
O presidente do Sindicato, Carlos Augusto Gomes de Oliveira, ressaltou a necessidade de aproximação com o legislativo estadual e federal para que as ações da categoria avancem. "Precisamos criar uma relacionamento sustentável, não pontual, e isso demanda tempo. Nossa pauta é abrangente, sobre o servidor público, que hoje a sociedade culpa pelas falhas no serviço público. Precisamos trabalhar para desconstruir essa imagem, pois o servidor faz parte do estado e a máquina pública vai bem quando a prestação de serviço vai bem", pontuou Carlos Augusto. 
 
O assessor jurídico do Sindicato, Bruno Álvares, explicou que dentre as reivindicações, na carta de intenções alerta sobre a Proposta de Emenda à Constituição [PEC] 32/20, que trata da reforma administrativa no serviço público.  "Essa PEC representa o enfraquecimento das categorias que atuam em prol da sociedade. Os servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente exercem a atividade de fiscalização ambiental, com poder de polícia, com prerrogativa de aplicar multas, apreender maquinários e mercadorias, essa atuação normalmente ocorre em locais ermos, longe de grandes centros, que não garantem sua integridade física.”
 
Ele ressaltou que essa é a razão de o Sintema defender que os servidores do meio ambiente sejam considerados da segurança pública. “Isso dará segurança ao servidor, gerando a necessidade de aperfeiçoamento dos órgãos de controle e fiscalização ambiental em todo país. É um tema tão importante para um estado que vive do agronegócio como Mato Grosso", disse Álvares. 
 
O deputado Eduardo Botelho recebeu a Carta de Intenções e destacou o seu trabalho para retomar a economia estadual. "Passamos por um momento que precisava fazer ajustes no estado para que a máquina pública voltasse a funcionar, desde condições de trabalho para o servidor, como as obras de Infraestrutura no estado. Com isso, em 2019 realizamos algumas adaptações para melhorar a arrecadação do estado, mas outros ajustes são necessários para promover o desenvolvimento e equilíbrio em Mato Grosso". 
 
O suplente de deputado Valtenir Pereira também recebeu as propostas e os anseios da atuação sindical de comprometeu-se a avaliar os temas apontados pelo sindicato no que tange aos servidores da carreira dos profissionais de meio ambiente, principalmente relacionados à PEC 32 da reforma administrativa e a possibilidade de incluir as secretarias de meio ambiente na PEC 13 que eleva o IBAMA e ICMbio para instituições permanentes de estado.
 
A partir do dia 13/09, o Sintema tem oportunizado a seus sindicalizados que indiquem candidatos para visitar o sindicato e apresentar suas propostas. Na oportunidade, membros da diretoria e servidores poderão expor também os anseios da categoria. Mais informações e sugestões podem ser feitas pelos telefones (65) 3054-0551/0550 e (65) 99651-0087.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet