SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

01DEZ
2022

Sintema está presente no Seminário sobre reconstrução sindical realizado em Brasília

Sintema está presente no Seminário sobre reconstrução sindical realizado em Brasília

A diretoria do Sintema está em Brasília representando o sindicato no Seminário de Reconstrução Sindical. O evento, realizado pela Excola Formação Social, nos dias 30/11 e 1º/12,  visa estabelecer debates e propostas para construir propostas que possam ser encaminhadas à nova equipe do Governo Federal, em 2023.
 
Para assegurar a objetividade e o alcance de resultados concretos, foram selecionados dois temas centrais no evento: (i) custeio sindical, por se tratar da sobrevivência financeira do sindicalismo; e (ii) negociação coletiva, por ser uma das principais formas de atuação sindical.
 
De acordo com o Presidente do Sintema, Carlos Augusto Gomes de Oliveira, o encontro é uma importante via de diálogo com os novos governantes e de acesso aos gestores públicos que têm condições de fomentar melhorias para o funcionalismo público. “Estamos no centro decisório, no espaço de discutir o futuro da nossa categoria e do trabalho ambiental. Acredito ser extremamente relevante participar ativamente dessas deliberações”, disse.
 
O vice-presidente do Sintema, Heverton Almeida, também presente no Seminário, destaca que acompanhar o encontro com mais de 300 representantes sindicais de todo o país é reforçar o posicionamento de Mato Grosso nas lutas sindicais. “Estamos aproveitando cada oportunidade de estreitar o relacionamento com entidades de outros estados e da nossa região. Reconstruir o sindicalismo é uma possibilidade real e todos nós podemos fazer a diferença nessa relevante ação”, pontuou.
 
Entre os palestrantes e debatedores estão Maurício Godinho Delgado (Ministro do TST), Francisco Gérson Marques de Lima (Subprocurador-Geral do Trabalho), Maria Aparecida Gugel (Vice-Procuradora-Geral do Trabalho, Coordenadora nacional do NUPIA) e Mauro Menezes (Advogado, doutor com pesquisa na Espanha).
 
Durante as exposições, os convidados discorreram sobre a revitalização da organização sindical para o exercício da atividade negocial, tendências de uma política de financiamento sindical no Brasil, perspectivas de adaptação da Reforma Trabalhista de 2017 (o caso da Espanha), elementos para a reconstrução do sindicalismo no Brasil, bem como os paradigmas internacionais da negociação coletiva na experiência brasileira. 
 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet