SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

24FEV
2023

Sintema realiza Assembleia Extraordinária com participação de mais de 50 sindicalizados

Sintema realiza Assembleia Extraordinária com participação de mais de 50 sindicalizados

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 24/02, a Assembleia Extraordinária presencial, na sede da SEMA.
 
Na oportunidade, foi apresentado um histórico dos últimos acontecimentos, principalmente sobre o requerimento do Governo do Estado de recadastramento dos sindicalizados em um prazo exíguo. “Temos reuniões marcadas com a gestão da Secretaria entre os dias 2 e 6 de março. Decidimos em assembleia aguardar o desdobramento dessas reuniões para decidirmos os caminhos que vamos tomar”, disse Carlos Augusto, Presidente do Sintema. 
 
Uma decisão tomada durante o encontro foi em relação ao dissídio coletivo. Ao invés desse recurso jurídico, os servidores aprovaram a instauração de estado de assembleia permanente dos sindicalizados. Após as reuniões com a gestão, a Assembleia permanente se reunirá para deliberar sobre os rumos das negociações com o Estado. 
 
O advogado Bruno Alvares, da assessoria jurídica do Sintema, ressaltou que essa iniciativa visa trazer mais benefícios para os servidores diante das reivindicações apresentadas. “Considerando que a gestão do Estado se predispôs a negociar, neste momento, é prudente privilegiar o diálogo e postergar o dissídio coletivo para o caso de frustração das tratativas. A assembleia permanente aprovada permite que a categoria mantenha a mobilização e se reúna a qualquer tempo para avaliar os rumos das negociações. Além disso, a partir das discussões levantadas pelos servidores durante a assembleia, serão encaminhadas ações quanto aos critérios de avaliação de desempenho de efetivos, contratados e comissionados, além do valor das diárias e gastos realizados pelos servidores para atenderem às demandas da secretaria.”
 
A Assembleia Extraordinária contou com a participação de mais de 50 sindicalizados. Foram realizados esclarecimentos sobre questões envolvendo teletrabalho, necessidade do concurso público, da saúde ocupacional e de melhoria no valor das diárias. 
 
Outro ponto abordado durante a reunião foi a situação da RGA. Ficou decidido que o Sintema vai participar das discussões nas ações judiciais em andamento, habilitando-se nos processos como assistente, com destaque a tese apresentada pela Assessoria Jurídica no sentido de contestar a decisão do TCE de Mato Grosso que suspendeu o pagamento da RGA prevista em lei para o ano de 2018, e que atualmente está suspensa.
 
Para o Presidente do Sintema, o encontro foi excelente e rendeu diversos frutos. “Tivemos uma reunião muito boa e muito produtiva, com várias falas dos colegas. Além de opiniões, tivemos o esclarecimento de dúvidas. Tenho a convicção de que essa primeira assembleia presencial representa um resultado bastante interessante para nossa categoria.”  
 
Os participantes deliberaram ainda que a questão da avaliação de desempenho dos servidores da SEMA será colocada como pauta na próxima assembleia sindical.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet