SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

22MAI
2023

Presidente do Sintema representa a Conacate em mesa de debate sobre sistema confederativo

Presidente do Sintema representa a Conacate em mesa de debate sobre sistema confederativo

O Presidente do Sintema Carlos Augusto representou a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado em uma mesa de debates durante o VII Congresso Internacional em Direito Sindical. O evento, realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Fortaleza-CE, discutiu o futuro do sindicalismo no país. 
 
Carlos Augusto é Diretor de Associativismo da Região Norte da Conacate e foi designado para participar das discussões sobre o sistema confederativo e apresentou a atuação do Sintema nos últimos anos. “Tivemos uma recepção muito boa por parte de representantes de instituições de outros estados. O trabalho dos servidores de meio ambiente é reconhecido no país e pudemos perceber isso”, disse. 
 
Na oportunidade, o presidente do Sintema apresentou o sindicato e ressaltou a defesa no sistema confederativo constituído pelas entidades sindicais, federações, confederações e bases sindicais. “Através dos dados sabemos que mais de 11% dos trabalhadores são representados por esse sistema. Várias conquistas dos trabalhadores foram obtidas graças a esse sistema. Agora, buscando um marco regulatório para o funcionalismo público, percebemos que necessitamos avançar.” 
 
O Congresso teve o objetivo de discutir as propostas de reforma sindical (há um projeto sendo gestado pelas Centrais), a redemocratização e, em meio aos desafios da indústria 4.0, o comércio tradicional que realiza dispensa em massa, enquanto as relações de consumo afetam sensivelmente a organização das empresas e os postos de trabalho.
 
Entre os palestrantes estiveram a Vice-procuradora Geral do Trabalho Maria Aparecida Gugel, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Mascarenhas e o Prof. Dr. Fernando Fita, da Espanha. 
 
O evento procurou ainda repensar a representatividade dos sindicatos, sobretudo pela necessidade da igualdade de gênero e da promoção do acesso proporcional de integrantes de grupos vulneráveis nas direções das entidades sindicais.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet