Sintema comemora Semana do Meio Ambiente levantando discussão sobre unidades de conservação

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso - Sintema comemora a Semana do Meio Ambiente e o aniversário da instituição levantando discussões e reflexões sobre a importância das unidades de conservação do estado.
Neste sábado, dia 8 de junho, servidores da Sema e convidados participarão do evento "Subida ao Morro de Santo Antônio". A ação visa levantar a discussão sobre a importância de proteger e investir nas unidades de conservação ambiental do estado.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de contribuir diretamente para a preservação do Morro de Santo Antônio, uma importante Unidade de Conservação em Mato Grosso, através do plantio de mudas na área. Esta atividade reforça o compromisso do Sintema com a proteção ambiental e também celebra a biodiversidade e a riqueza natural do estado.
O evento "Subida ao Morro de Santo Antônio" contará com a presença de membros do sindicato, todos unidos pelo propósito comum de promover ações de preservação e sustentabilidade.
Servidores atuam em Unidades de Conservação de Mato Grosso
Uma das unidades de conservação importantes no estado é o Parque Estadual Cristalino II. O Sintema alerta que o estado tem o compromisso e a responsabilidade em manter e preservar as Unidades de Conservação com a regularização fundiária. Para isso, resta necessário a realização de concurso público para prover servidores públicos de carreira para cuidar do patrimônio ambiental das futuras gerações de Mato Grosso e preservar as nascentes dos rios e a biodiversidade do estado.
Mato Grosso é um estado conhecido por suas vastas áreas protegidas, além das terras indígenas e uma reserva de biosfera, no qual a SEMA, juntamente com a Coordenadoria de Unidades de Conservação - CUCO está participando da criação de mais uma, o Parque Geodésico de Chapada.
Atualmente, 47 Unidades de Conservação Estaduais estão sob gestão pela SEMA e 7 são Reservas Particulares de Patrimônio Nacional, além de federais e municipais, incluindo estações ecológicas, parques estaduais, reservas biológicas, Refúgio de Vida Silvestre, Monumentos Naturais Estaduais, APA's, Estradas Parques, uma Reserva Extrativista e uma Unidade em fase de recategorização, ou seja, a Reserva Ecológica de Apiacás.
Essas áreas protegidas desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico, como aliar a conservação/preservação ao uso social, seja direto (no caso das Unidades de Uso Sustentável), como somente o uso indireto (como no caso daquelas de Proteção Integral), servindo ainda como refúgio para inúmeras espécies de fauna e contemplação antropológica a espécies de flora nativas preservadas.
Dentre as espécies de Unidades de Conservação existentes em Mato Grosso, está o Morro de Santo Antônio, um monumento natural, de proteção integral com o fim de contemplação pela sociedade e preservação dos sítios naturais raros, singulares e de grande beleza natural.
O presidente do Sintema, Carlos Augusto Gomes de Oliveira, destaca a importância da iniciativa e reforma a necessidade de proteger e investir nas nossas unidades de conservação. “Isso é essencial para garantir o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade de nossos recursos naturais. Este evento é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com a preservação ambiental e para conscientizar a sociedade sobre a importância dessas áreas para o futuro do nosso estado."
Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação