"Sema por Elas" destaca desafios e conquistas das mulheres na SEMA
.jpeg)
O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso(Sintema) realizou, no dia 14 de março, no Parque Massairo Okamura o evento "Sema por Elas", que reuniu cerca de 30 servidoras sindicalizadas da Sema. Com a mensagem impactante “Mulheres que cuidam do meio ambiente”, a iniciativa promoveu um espaço de diálogo sobre os desafios e superações pessoais das mulheres para atuação profissional na Sema, e também reforçando a importância do protagonismo feminino na gestão pública e no mercado de trabalho.
A abertura contou com a participação do presidente do Sintema, Jefferson Lopes de Souza, que enfatizou a relevância do evento para fortalecer a presença e a valorização das mulheres no setor ambiental. "Este evento é fundamental para reconhecer e debater os desafios que as mulheres enfrentam no serviço público, o protagonismo feminino na gestão pública e no mercado de trabalho. O Sintema tem como objetivo trazer a integração com as servidoras, além disso, o evento foi uma oportunidade para reforçarmos a importância das mulheres para que elas possam desenvolver suas carreiras com mais segurança e reconhecimento", destacou Jefferson Souza.
A programação incluiu uma Roda de Conversa, que trouxe relatos inspiradores de mulheres que atuam na SEMA. Entre as convidadas, estiveram presente Marizete Caovila, a Secretária Adjunta Lilian Ferreira dos Santos, Sheila Klener Jorge de Souza, Suzan Lannes de Andrade, Maria Cristina da Silva Ramos, Silvana Moura Alves e a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
Para a diretora financeira do Sintema, Eulinda Lopes, o evento reforça a importância do debate sobre oportunidades e valorização das servidoras. "Ainda enfrentamos muitas barreiras no ambiente de trabalho, mas momentos como este nos mostram que estamos avançando. É essencial criar espaços onde as mulheres possam compartilhar experiências, se apoiar e encontrar caminhos para fortalecer sua atuação profissional", ressaltou Eulinda.
Eulinda Lopes ressaltou ainda, a dedicação e a competência das mulheres que atuam no profissionalismo ambiental. “Mulheres Cada vez mais capacitadas e presentes, elas desempenham um papel fundamental na preservação e gestão do meio ambiente. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento às nossas sindicalizadas, uma roda de conversa enriquecedora, onde pudemos compartilhar experiências, desafios e conquistas. Também fizemos uma retrospectiva desde a criação da FEMA até os dias atuais, refletindo sobre as mudanças e avanços que ocorreram, especialmente com o impacto da tecnologia na área ambiental. Foi um espaço de aprendizado, troca e fortalecimento da nossa categoria”, disse.
O encontro foi marcado por reflexões, troca de experiências e fortalecimento entre as servidoras da SEMA. O evento "Sema por Elas" se consolidou como um espaço de escuta ativa e incentivo à participação feminina nas decisões institucionais.
Fonte: Sintema - MT