SINTEMA-MT participa de reunião no MPT para discutir demandas dos servidores públicos

O Sindicato dos Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT), representado por seu presidente, Jefferson Souza, e pela diretora financeira, Eulinda Lopes, participou na tarde desta quinta-feira(20/02), de uma reunião estratégica no Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro, liderado pela Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado de Mato Grosso (FESSP), reuniu outras quinze entidades sindicais para tratar de temas de grande impacto para os servidores públicos.
Na ocasião, os dirigentes sindicais foram recebidos pelo procurador-chefe do MPT, Dr. Danilo Vasconcelos, com quem debateram dois temas centrais: o combate ao assédio moral no serviço público e a necessidade de preservar a autonomia e independência dos sindicatos diante de interferências do Estado.
Para o presidente do SINTEMA-MT, Jefferson Souza, a reunião foi um passo importante para discutir temas relevantes para as categorias. "O assédio moral é uma realidade preocupante dentro do serviço público, afetando diretamente a saúde e o desempenho dos trabalhadores. Além disso, a interferência do Estado nas entidades sindicais compromete a representatividade e a luta pelos direitos da categoria. Nosso objetivo é garantir um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso, além de fortalecer a atuação independente do sindicato", afirmou Jefferson.
Como encaminhamento da reunião, o Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a abertura de um procedimento de investigação sobre os pontos apresentados pelas entidades, que será conduzido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região.
A reunião reforçou o compromisso das entidades em atuar de forma unificada para combater práticas abusivas e garantir que os sindicatos possam exercer seu papel. O SINTEMA-MT continuará acompanhando os desdobramentos das discussões e atuando firmemente na defesa dos servidores da SEMA-MT.
Fonte: Sintema - MT