Sintema na luta contra o superendividamento dos servidores públicos de Mato Grosso
O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema) marcou presença, nesta segunda-feira (26/05), na instalação da Mesa Técnica promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O encontro teve como objetivo discutir e buscar soluções para o grave problema do superendividamento que atinge os servidores públicos estaduais. Representaram o Sintema o presidente Jefferson Lopes e a diretora financeira Eulinda Lopes.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, e contou com a participação de diversos sindicatos, parlamentares, representantes do Governo do Estado e da Defensoria Pública.
O conselheiro Sérgio Ricardo defendeu uma revisão urgente do Decreto nº 691/2016, que atualmente permite o comprometimento de até 70% da renda líquida dos servidores com consignados. Também foi proposta a criação de um teto legal para proteger a renda dos trabalhadores e evitar que caiam na armadilha do superendividamento.
“O que estamos discutindo aqui é, na verdade, uma questão de dignidade. Muitos colegas estão vivendo uma verdadeira asfixia financeira. Defendemos a urgente revisão deste decreto absurdo e a criação de uma legislação que assegure condições mínimas de sobrevivência, dignidade e estabilidade para quem serve ao Estado”, destacou Jefferson.
O presidente reforçou que o Sintema está atento e atuante em todas as etapas desse processo para garantir que a solução contemple, de fato, os interesses dos servidores públicos ambientais e de todo o funcionalismo estadual.
O Sintema reafirma seu compromisso de estar presente em todos os espaços de debate que impactem diretamente a vida dos servidores, buscando sempre defender seus direitos, sua dignidade e melhores condições de vida.
Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação