SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

29OUT
2025

SINTEMA-MT participa de ato nacional em Brasília contra a reforma administrativa

SINTEMA-MT participa de ato nacional em Brasília contra a reforma administrativa

 Nesta quarta-feira (29), o Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT) participa do ato nacional Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a Reforma Administrativa - “o desmonte do serviço público”. A mobilização reúne 100 mil servidores públicos de diversas categorias de Mato Grosso, unindo forças com a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT), com o Movimento Sindical Unificado Estadual de MT e Sindicatos de todos os estados do Brasil.

A diretora financeira do SINTEMA-MT, Eulinda de Campos Lopes, representa os servidores da SEMA-MT no protesto. Segundo ela, estar em Brasília neste momento significa dar voz aos trabalhadores que sentem diretamente os impactos negativos das medidas propostas pelo governo federal.

“Estamos aqui para lutar contra uma reforma que em nada nos beneficia. Milhares de servidores, inclusive da SEMA, serão afetados caso a PEC 38/2025 avance. Em frente ao Congresso Nacional, os servidores públicos estão enviando a mensagem aos deputados e senadores que não aceitaremos a reforma administrativa, porque ela representa um retrocesso no serviço público”, afirmou ela.

A dirigente sindical reforçou que a mobilização nacional é uma demonstração de unidade e resistência dos servidores públicos de todas as categorias e o SINTEMA-MT segue firme na defesa do servidores públicos da SEMA e dos direitos conquistados. Ela destacou que o ato também busca ampliar o diálogo com a sociedade sobre a importância dos servidores para a garantia dos serviços públicos e das políticas públicas de qualidade para toda a população.

“Queremos ser ouvidos. Essa reforma precisa ser revista, pois quem será mais impactado são os servidores que estão na ponta, prestando atendimento direto à população. A luta sindical não termina hoje, ela continua todos os dias”, completou Eulinda.

Entenda a Reforma Administrativa
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/2025) - Reforma Administrativa, vem sendo debatida e tem como objetivo alterar regras para servidores públicos, incluindo mudanças em estabilidade, progressão de carreira, férias, licença prêmio e expande as possibilidades de contratação temporária . O governo defende que a medida moderniza o Estado e reduz custos, enquanto sindicatos afirmam que ela enfraquece o serviço público e abre espaço para demissões e privatizações disfarçadas.

Segundo entidades sindicais, caso a PEC 38/2025 seja aprovada, milhões de servidores em todo o país poderão ter seus direitos reduzidos, afetando diretamente áreas essenciais como educação, saúde e meio ambiente.

Manifestações continuam ao longo do dia
Durante todo o dia, servidores de diferentes estados continuam chegando à frente do Congresso Nacional onde ocorrem atos, caminhadas e discursos de lideranças sindicais. O movimento nacional busca pressionar deputados e senadores a rejeitarem a PEC 38/2025 da reforma administrativa e a abrirem diálogo com representantes das categorias de servidores públicos.

O SINTEMA-MT, gestão 2025–2027, informou que continuará mobilizado em defesa dos servidores e contra o avanço da Reforma Administrativa. O sindicato reforçou o compromisso de lutar por melhores condições de trabalho e pela valorização do servidor público da SEMA -MT.

Fonte: Da Assessoria de Imprensa SINTEMA-MT

  • SINTEMA-MT participa de ato nacional em Brasília contra a reforma administrativa
  • SINTEMA-MT participa de ato nacional em Brasília contra a reforma administrativa
  • SINTEMA-MT participa de ato nacional em Brasília contra a reforma administrativa
Sitevip Internet