SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Institucional

Histórico

 HISTÓRICO SINTEMA



Na década de 90, um grupo de servidores da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA) formou uma chapa e fundou a Associação dos Servidores do Meio Ambiente de Mato Grosso(ASSAM).

Como os servidores eram sindicalizados no Sindicato da Saúde e Meio Ambiente(SISMA) havia uma dificuldade de participação da categoria nas decisões desse Sindicato que atua mais na área de saúde. Então a ASSAM passou a levar as reivindicações que recebia dos servidores para o SISMA fazendo um elo de ligação entre o sindicato e os servidores.

Em 22 de Junho de 1995 foi fundado o Sindicato dos Servidores Públicos da Carreia dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso(Sintema-MT).

Em 1998, houve uma segunda chamada do concurso realizado em 1994 e a categoria cresceu e o sindicato começou a atuar representando a categoria. Uma das primeiras lutas enfrentadas pelos representantes da classe foi a implementação da Lei de Carreiras dos servidores do Meio Ambiente.

Em 2005 a FEMA foi extinta e em seu lugar foi criada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente ( SEMA-MT) e houva a realização de novo concurso público.

Em 2006 , a categoria conquistou a lei de carreira nº 8.515.

Em 11 de julho de 2012 adquiriu a sede própria no bairro Morada do Ouro.

Hoje o Sintema tem cerca de 400 associados.

Sitevip Internet