18MAI
2023

Diretoria do Sintema participa do VII Congresso Internacional em Direito Sindical

Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso participam do VII Congresso Internacional em Direito Sindical. O evento, realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Fortaleza-CE, visa debater o futuro do sindicalismo no país.

Para o Presidente do Sintema, Carlos Augusto, a oportunidade representa colocar a carreira dos profissionais da Sema na mesa de discussões sobre o sistema de proteção do servidor público. “Estamos diante de um cenário de relevantes possibilidades, depois de um período de ataque ao funcionalismo público. Precisamos participar da mudança. Estamos acompanhando cada movimento em prol do fortalecimento sindical”, explicou.

Entre os palestrantes estão a Vice-procuradora Geral do Trabalho Maria Aparecida Gugel, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Mascarenhas e o Prof. Dr. Fernando Fita, da Espanha.

O Congresso não era realizado desde a pandemia, mas retorna com o objetivo de discutir as propostas de reforma sindical (há um projeto sendo gestado pelas Centrais), a redemocratização e, em meio aos desafios da indústria 4.0, o comércio tradicional que realiza dispensa em massa, enquanto as relações de consumo afetam sensivelmente a organização das empresas e os postos de trabalho.

O evento visa ainda repensar a representatividade dos sindicatos, sobretudo pela necessidade da igualdade de gênero e da promoção do acesso proporcional de integrantes de grupos vulneráveis nas direções das entidades sindicais.