SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

17OUT
2018

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 Em 2015, os 193 países das Organização das Nações Unidas entraram em acordo sobre um plano de ação para o desenvolvimento sustentável. São 17 objetivos e 169 metas que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030. É uma agenda que continua os Objetivos do Milênio, pactuados em 2000 e que estavam em vigor até 2015.

As temáticas envolvem: erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

AGENDA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O desenvolvimento sustentável pode ser entendido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender futuras gerações. Ele não esgota os recursos para o futuro. “O desenvolvimento sustentável tem como base três pilares: o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e o desenvolvimento ambiental. Ele não visa um crescimento econômico que é excludente , um crescimento que destrói o ambiente de forma a não pensar no futuro”, explica Priscila Neves Silva, pesquisadora da Fiocruz Minas.

Priscila debate os 17 ODS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018. Para a pesquisadora, os objetivos estabelecidos pela ONU são codependentes e essenciais para todos os países. “As metas foram concebidas de forma participativa e devem ser trabalhadas em conjunto pela sociedade civil, governos e iniciativa privada. Agora é importante que todos esses atores atuem juntos para que os objetivos possam ser alcançados até 2030”, afirma.


Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Fonte: ONU

PESQUISA E OS ODS
“A partir do momento em que o país assinou esse pacto, ele se inseriu nesse grupo que quer que os objetivos sejam atingidos. Então se pesquisas demonstrem, por exemplo, que para a saúde é importante que se desenvolva uma tecnologia, o país tem esse dever, para que as metas sejam cumpridas”, diz Priscila Neves Silva. Assim, os ODS se relacionam com a pequisa e na inovação. Para a pesquisadora, é importante que diferentes setores e empresas trabalhem em parceria para atingir a agenda global.

Na Fiocruz, são desenvolvidas pesquisas que trabalham com os ODS. Atualmente, um estudo se dedica especialmente ao objetivo 6: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. A pesquisa analisa o acesso a água e o esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “É um trabalho que avalia se a RMBH consegue atingir essas metas de forma universal, para toda a população, sem discriminação. Nós estudamos indicadores e bases de dados para investigar o alcance desse objetivo na região”, explica Priscila.

Fonte: Minas Ciência

Sitevip Internet