SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

22MAI
2020

CBH Cabaçal discute projeto de recuperação de nascente em reunião virtual

 O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal convida a população para participar, virtualmente, de sua segunda reunião online, que será realizada nesta segunda-feira (21), às 9h. Seguindo as recomendações de isolamento social, o CBH utiliza a tecnologia para ampliar o debate sobre a gestão dos recursos hídricos em Mato Grosso. Aberto para participação da população, a reunião tem como pauta o projeto de recuperação de nascentes do Córrego Sarizal, além de outros informes e discussões propostas pelo Comitê.

Localizado no município de Lambari D'Oeste (319km de Cuiabá), o Córrego do Sarizal entra em pauta com as discussões sobre o Projeto de Recuperação da área de Preservação Permanente Degradada (APPD). A ação proposta pelo CBH tem como objetivo elaborar um plano de restauração ecológica da área, além da realização de ações voltadas para educação ambiental, com foco nos recursos hídricos.

Os primeiros passos para construção deste projeto já foram dados pelo presidente do Comitê, José Aparecido Macedo. Entre os dias 11 a 16 de março, o biólogo e membro da diretoria realizou um levantamento de campo na área de nascente do Córrego e iniciou a articulação com a comunidade local.

Após a visita técnica, o presidente elaborou um parecer onde constata a identificação de problemas ambientais como a falta de vegetação nativa na região de nascente, pisoteio e defecação do gado nas proximidades, colaborando desta forma com a contaminação e assoreamento dos recursos hídricos da região.

Por ser considerado um manancial de captação para o abastecimento da comunidade São José do Pingador, o projeto de recuperação da nascente se apresenta como uma importante ferramenta de atuação do CBH Cabaçal.

É a segunda reunião que o Comitê realiza este ano pela plataforma Google Meet. Evitando a aglomeração de pessoas, vai utilizar uma plataforma de reuniões virtuais para abrir espaço no debate. Os interessados em participar necessitam apenas de um dispositivo com acesso à internet (computador, celular, tablet), e se possível, fones de ouvido e webcam. Lembrando que estes itens adicionais são apenas para tornar a experiência virtual ainda mais proveitosa.

Para ler a íntegra a Carta Convocatória e ficar por dentro de todos os detalhes da reunião https://drive.google.com/file/d/1P-lZpk3Vu1oiOMI0pYRCi3QCDyzwqaux/view?usp=sharing. Já para acessar a sala de reunião virtual, https://meet.google.com/bip-qbga-xnc Lembrando que a sala só estará disponível no dia e horário marcado para o encontro.

Conheça o CBH do Rio Cabaçal

Criado em 2017, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal atua como uma importante ferramenta de ação participativa na busca pela conservação da bacia do rio Cabaçal. Com membros de entidades e representantes da sociedade civil, o Comitê tem como um de seus desafios a gestão sustentável dos recursos hídricos dispostos nos mais de 6 mil km² que compõe a bacia.

Além do CBH Rio Cabaçal, existem em Mato Grosso outros nove Comitês comprometidos com a conservação das bacias do estado.

Serviço

Reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal (CBH)

Data: 21/05

Horário: 9h

Link de acesso: http://https://meet.google.com/bip-qbga-xnc

Fonte: CBH

Sitevip Internet