SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

25MAI
2020

Entidades criticam ministro do Meio Ambiente por falar em "passar a boiada" e mudar regras em meio à pandemia

 Entidades ligadas à proteção ambiental e em defesa da transparência repudiaram a fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles durante a reunião ministerial de 22 de abril. No vídeo do encontro, divulgado na sexta-feira (22/5), Salles defende mudar regras enquanto a imprensa se concentra na Covid-19.

O ministro disse que considerava o momento uma oportunidade para modificar normas que podem ser questionadas na Justiça. Também sugeriu fazer uma "baciada" de alterações e "passar a boiada". "Tem uma lista enorme, em todos os ministérios que têm papel regulatório aqui, para simplificar. Não precisamos de Congresso", declarou.

SAIBA MAIS
Desmatamento da Amazônia em abril foi o maior nos últimos 10 anos
Entre as medidas, Salles citou "reformas infralegais de desregulamentação, simplificação" e afirmou que "isso aí vale muito a pena" e que "a gente tem um espaço enorme pra fazer". As mudanças, segundo Salles, incluiriam regras qua passariam pela gestão "de IPHAN, de ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente".

PUBLICIDADE

Promote health. Save lives. Serve the vulnerable. Visit who.int
O ministro ainda observou a importância de deixar a Advocacia-Geral da União (AGU) em alerta em caso de medidas judiciais. "Deixar a AGU de stand by pra cada pau que tiver, porque vai ter. Essa semana mesmo nós assinamos uma medida a pedido do Ministério da Agricultura, que foi a simplificação da lei da Mata Atlântica, pra usar o Código Florestal. Hoje, já está nos jornais dizendo que vão entrar com medidas, com ações judiciais e ação civil pública no Brasil inteiro contra a medida. Então, pra isso nós temos que estar com a artilharia da AGU preparada pra cada linha que a gente avança ter uma coisa", disse o ministro.

Fonte: G1

Sitevip Internet