21SET

Diretores do Sintema plantam mudas de Ipês em celebração ao Dia da Árvore

O presidente do Sintema, Carlos Augusto Gomes de Oliveira e o Diretor de Meio Ambiente e Promoção Social, Jean Carlos Santos Costa plantaram, na manhã deste domingo (20/9), três mudas de Ipês em celebração ao Dia da Árvore. A iniciativa foi realizada na Chácara do Sintema, localizada na Rodovia MT-251, no km 23.

Em comemoração à data, celebrada no dia 21 de setembro, mudas das espécies Ipê Branco e Ipê Rosa foram plantadas na área de preservação permanente da chácara, que fica às margens do Rio Coxipó.

Para o Diretor de Meio Ambiente e Promoção Social, Jean Carlos, a preservação representa um símbolo de vida, de respeito e de consciência ambiental, principalmente para os servidores da Sema. “A sociedade precisa aprender com o Dia da Árvore, que a preservação da fauna e flora está relacionada ao nosso posicionamento social. Além de criticar governos e órgãos públicos, cada um é agente de transformação, cada pessoa precisa cuidar dessa grande riqueza.”

Jean Carlos explica ainda, que a iniciativa visa também mostrar aos sindicalizados a riqueza natural disponível pela instituição a todos sindicalizados e familiares. “Temos nesse recanto de meio ambiente, um refúgio da agitação da cidade e do calor da capital. Essa é uma oportunidade de trazer mais vida para esse lugar, onde todos podem descansar e aproveitar momentos de lazer com a família.”

De acordo com Carlos Augusto, todos os servidores da carreira de meio ambiente tem um papel relevante na conscientização da sociedade sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. “A árvore simboliza Vida. Algumas culturas orientais, por exemplo o Japão, dão importância para essa data e param nesse dia para refletir sobre a natureza e o seu relacionamento com o meio ambiente. Acreditamos que para construir um mundo mais sustentável, o melhor caminho é a conscientização.”

O presidente ressalta ainda, que estão sendo realizados estudos para a recuperação ambiental e promoção de melhorias na Chácara do Sintema. Já foram realizados georreferenciamento e registro fotográfico aéreo e, em breve, os sindicalizados serão convidados a ajudar no planejamento do futuro desse importante espaço. “Nesse espírito, plantamos essas árvores como um pontapé inicial para recuperar área degradada, que será palco de um projeto-piloto que vai contar com a participação dos sindicalizados. Nossa intenção é que todos tenham mais conforto e possam desfrutar dessa maravilha aqui, às margens do rio Coxipó”, disse Carlos Augusto.