10JUN

Sintema participa de live sobre Direito Constitucional e Meio Ambiente

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso – Sintema/MT, participou nesta quinta-feira (09.06), da “live” sobre o tema “Direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (Art. 225 da CF/88)”. O encontro, realizado pela Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado - Conacate teve o objetivo de debater temas relevantes sobre o meio ambiente na busca comum de saídas para um mundo mais sustentável e harmônico.

Durante o encontro foram abordados temas como a forma de atuação do legislativo e propostas na defesa e melhoria ambiental, a visão dos sindicalistas sobre servidores públicos que integram os sistemas  do meio ambiente, ampliação, organização e a proteção dos biomas brasileiros, regularização fundiária, entre outros assuntos.

Além do Presidente do Sintema e Diretor da Conacate Carlos Augusto Gomes de Oliveira, o evento online contou com convidados como o deputado federal Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, o engenheiro florestal José Carlos Carvalho, a geóloga e analista ambiental da SEMA/MT Sheila Klener Jorge de Sousa, a bióloga e Presidente do SINDSEMA Regina Pimenta e o Presidente da Conacate e vice-presidente da Fenalegis Antônio Carlos Fernandes Jr.

O deputado federal Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça iniciou o debate falando sobre a atuação do legislativo em prol do meio ambiente. De acordo com ele, o grande desafio é a construção de políticas públicas ambientais sólidas, que envolvem vários fatores, um deles é a legislação ambiental. “O artigo 225 da CF traz um direito de futuras gerações, mas não basta ter a legislação, precisamos de algo a mais, precisamos que os órgãos ambientais sejam fortes, tenham a estrutura necessária, tanto de equipamento quanto de servidores, e que os servidores sejam capacitados e tenham um bom orçamento”, disse.

José Carlos Carvalho, engenheiro florestal, falou sobre a legislação ambiental e o desenvolvimento sustentável. “Temos uma legislação considerada satisfatória em relação aos mecanismos de comando e controle do estado. Ela produz políticas de natureza reativas, ela existe para punir os danos ambientais, punir o uso predatório dos recursos naturais e nó precisamos de novas políticas como a política nacional da pagamento por serviços ambientais, precisamos inaugurar um novo ciclo da política de meio ambiente para incentivar o uso sustentável lado da fiscalização do uso predatório.”

O Presidente do Sintema Carlos Augusto de Oliveira Gomes falou sobre a visão moderna do meio ambiente e que há esperanças diante da crescente degradação ambiental do mundo atual. “Essa esperança passa pelos profissionais do meio ambiente, pensadores, dos povos tradicionais e das pessoas que defendem o meio ambiente. Somente assim vamos ter esse contrapeso para que realmente tenhamos esse despertar, a conscientização da população, da sociedade para que possamos buscar um meio ambiente sustentável e harmônico. Acredito que estamos no caminho e vamos consolidar isso a partir do momento em que tivermos profissionais mais valorizados, estimulados e fortalecidos. Essa é parte da nossa luta", frisou Carlos.

O evento fez parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente do Sintema e representou uma oportunidade de sinergia com outras instituições e autoridades no setor ambiental no sentido de fomentar novas frentes de atuação e valorização dos servidores. Participe das ações do Sintema Mato Grosso, acesse nosso site e interaja conosco pelas redes sociais.

Se você quiser rever a live acesse a gravação disponível no Youtube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=sE67e7jCZV4