SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

05AGO
2022

Sintema defende carreiras do meio ambiente como atividades típicas de estado em congresso nacional

Sintema defende carreiras do meio ambiente como atividades típicas de estado em congresso nacional

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso participou do "VII Congresso Nacional da Conacate - O Brasil que queremos", realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nos dias 3 e 4 de agosto de 2022. O presidente do Sintema Carlos Augusto e o vice-presidente Heverton Almeida estiveram no Distrito Federal e participaram de todas as atividades do evento. 
 
No primeiro dia, foram debatidos temas como o impacto na Constituição Federal da aprovação das PECs a partir de 2016, as medidas adotadas no serviço público nos últimos anos, reforma administrativa, reforma da previdência, combate à corrupção e reflexões sobre a essencialidade do serviço público. 
 
Durante o segundo dia, além da reforma estatutária da Conacate, foram debatidos temas sobre a importância da educação como forma de transformação social, a importância da representação do serviço público nas casas legislativas, as alterações administrativas e legislativas com consequentes impactos no serviço público, bem como a necessidade de apoiar candidaturas convergentes com os anseios da sociedade em relação ao serviço público. 
 
Para o presidente do Sintema Carlos Augusto Gomes de Oliveira, participar presencialmente desse evento coloca o sindicato mato-grossense na discussão nacional que luta pelo futuro do funcionalismo público. “Foram dois dias bastante intensos onde pudemos discutir qual o país que queremos. Várias lideranças sindicais e políticas participaram desse evento bastante enriquecedor, principalmente pelo momento social em que estamos passando.” 
 
Ele explica ainda que as reuniões e as conversas realizadas com membros da confederação e de sindicatos de outros estados promoveram uma relevante troca de experiências para a busca de inovações para a proteção dos servidores. “Ao marcar presença, nos posicionamos como atividade típica de estado. Discutimos sobre essa grande missão no serviço público. Saímos daqui fortalecidos para realizar nosso trabalho em prol dos servidores do meio ambiente”, ressaltou o presidente. 
 
O  "VII Congresso Nacional da Conacate - O Brasil que queremos" foi transmitido ao vivo pelo canal 12 na NET da TV Comunitária de Brasília e pelas redes sociais da Conacate. Você pode acompanhar todas as discussões pelos vídeos que estão disponíveis no Youtube da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado. Acesse https://www.youtube.com/c/Conacate

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet