SINTEMA/MT - Sindicato dos Trabalhadores em Entidade Pública de Meio Ambiente de MT

O valor que a natureza tem

Tudo Sobre Meio Ambiente

Notícias

17NOV
2023

Sintema MT destaca escassez de recursos humanos no Parque Estadual Encontro das Águas em audiência pública

Sintema MT destaca escassez de recursos humanos no Parque Estadual Encontro das Águas em audiência pública

O auditório da Procuradoria-Geral de Justiça foi palco da Audiência Pública Híbrida Parque Estadual Encontro das Águas. O evento promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso em parceria com a 15ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da capital teve como tema os incêndios que têm assolado o Pantanal e as áreas protegidas nas últimas semanas. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) e firmou ainda a importância da mobilização conjunta para implementação de plano de prevenção e combate aos incêndios florestais.
 
Além do Sintema, participaram da audiência representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e organizações não governamentais (ONGs), bem como produtores rurais. Os presentes se pronunciaram sobre a grave situação enfrentada no Pantanal.
 
O presidente do Sintema, Carlos Augusto Gomes de Oliveira, expressou suas preocupações em relação à gestão da área do Parque Estadual Encontro das Águas, espaço que abrange mais de 100 mil hectares. “Embora tenha sido mencionado que existem recursos e equipamentos tecnológicos disponíveis, a falta de servidores efetivos em quantidade para realizar a gestão adequada da região, compromete a eficácia na identificação e resposta rápida aos focos de incêndio”, ressaltou.
 
Diante dos pronunciamentos e temas apresentados na audiência pública, ficou evidente a urgência do plano de prevenção e combate aos incêndios florestais para fortalecer a gestão ambiental e a preservação dessas áreas responsáveis pelo equilíbrio ecológico do Parque Estadual Encontro das Águas. 
 
O Sintema reitera seu compromisso em buscar a valorização dos profissionais do meio ambiente, e reitera ainda os encaminhamentos da categoria frente ao veto do Governador às propostas de Concurso Público, pois o número do efetivo na área ambiental impacta diretamente na resposta aos focos de incêndios que ocorrem no Pantanal mato-grossense.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sintema

Sitevip Internet