14DEZ

NOTA DE REPÚDIO - AGRESSÕES À FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema) repudia veementemente as atitudes lamentáveis e inaceitáveis protagonizadas pelo fazendeiro de Colniza, que protagonizou um episódio de violência contra a fiscalização ambiental.

É com grande consternação que o Sintema se pronuncia diante do comportamento do referido produtor rural, que, ao ser abordado pela fiscalização ambiental, não apenas se recusou a cooperar, como também ameaçou agredir os servidores e danificou veículos oficiais. Tais ações representam uma afronta à integridade física dos servidores dedicados à preservação e fiscalização ambiental, comprometendo a segurança de todos os envolvidos.

O Sintema reitera seu compromisso com a defesa da carreira dos profissionais do meio ambiente e repudia qualquer ato que desrespeite a lei e coloque em risco a integridade dos servidores públicos responsáveis pela preservação dos recursos naturais.

É fundamental destacar que a atuação da fiscalização ambiental é essencial para garantir a sustentabilidade e a proteção do nosso patrimônio ambiental. Nosso trabalho está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico sustentável deste estado, que é considerado o celeiro do nosso país.

Atitudes de desacato e violência contra esses profissionais não serão toleradas, e o Sintema espera que as autoridades competentes conduzam as investigações de forma rigorosa para garantir a responsabilização do fazendeiro e de quaisquer outros envolvidos no triste incidente.

Neste momento, expressamos nossa solidariedade aos servidores da fiscalização ambiental e aos outros agentes públicos que foram alvo dessa agressão, bem como à equipe envolvida na condução desse lamentável episódio. O Sintema permanece firme em sua missão de defender os interesses dos servidores comprometidos com a preservação do meio ambiente e com a aplicação das leis ambientais.

Carlos Augusto Gomes de Oliveira
Presidente do Sintema Mato Grosso