21MAR
2024

Presidente do Sintema participa de debate sobre desigualdades de gênero no serviço público

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreia dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso - Sintema, Carlos Augusto Gomes de Oliveira participou do encontro com o tema "Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público".

O evento, promovido pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas do Estado (Conacate), entre os dias 20 e 21 de março, em São Paulo-SP, reúne entidades sindicais de todo o país para discutir forma de melhorar as condições de trabalho feminino no funcionalismo público.

Carlos Augusto ressalta que ao participar do debate sobre as desigualdades de gênero no serviço público, percebe a preocupação da sociedade atual em enfrentar essas disparidades e promover um ambiente mais inclusivo e igualitário para todas as profissionais.

Ele explica que o evento representa uma oportunidade única para discutir um tema de extrema relevância na atualidade. “Esse evento não apenas beneficia as mulheres, mas também contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva como um todo. Continuaremos lutando por políticas e práticas que promovam a equidade de gênero e combatam qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho”, disse o presidente do Sintema.

O evento contou com  painéis que abordaram questões como, o Impacto da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres, Assédio Moral e Sexual, além de discutir o papel das mulheres no Movimento Sindical.

O evento foi realizado em duas edições, uma em Brasília e agora na capital paulista. “Não poderíamos marcar o Mês da Mulher de uma forma mais contundente do que esta. A Conacate sempre foi defensora da equidade e dos direitos da servidora pública. Dentro de nossas estruturas não poderia ser diferente. Em 2023, alteramos o nosso estatuto para que haja paridade de gênero nas diretorias, alternância na presidência entre homens e mulheres e também criamos uma diretoria para cuidar especificamente de assuntos relacionados às pautas femininas”, afirma Antonio Carlos Fernandes Jr, presidente da Conacate.