27MAR
2024

Servidor da Sema lança livro sobre estratégias para fomentar a permanência de funcionários com deficiência ou limitação no ambiente de trabalho

O livro "Barreiras do Emprego: Muito Além das Cotas”, é mais do que um livro informativo. Nele, o servidor da SEMA, Alexandre Soledade, aborda questões relacionadas à permanência de funcionários com deficiência ou limitações no ambiente de trabalho com a sensibilidade de quem vivencia os desafios sociais. A obra será lançada oficialmente no próximo dia 19 de abril, pela Editora Viseu, e estará disponível em versões impressa e digital.

O livro emerge como uma ferramenta fundamental para empresas, gestores e profissionais de recursos humanos, oferecendo uma construção valiosa em um ambiente de trabalho mais inclusivo e adaptado às necessidades de todos os colaboradores.

A obra ainda amplia o debate sobre a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e representa um passo significativo na direção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam exercer plenamente seu direito ao trabalho digno e produtivo.

Alexandre Soledade salienta que a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, representou um avanço significativo no acesso e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, estabelecendo quotas para empresas com mais de 100 funcionários.

No entanto, ao longo dessas três décadas, apesar dos avanços em pesquisa, qualidade de vida e diagnósticos, a sociedade pouco avançou em aspectos relevantes relativos às características desse público. “Atualmente, modelos de gestão baseados em Governança, Meio Ambiente e Social (ESG) destacam a necessidade de responsabilidade no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente no respeito às diferenças (ODS 10). A lei, porém, focou apenas em garantir o acesso, não percebendo que havia outra ameaça ao planejamento estratégico das empresas, manter seus funcionários. Uma empresa que não respeita, não segura seus talentos”, disse.

Ele ressalta que é notável o aumento nos índices de abandono de emprego por falta de adaptação, suporte ou compreensão das singularidades pelas empresas. Essa situação não se limita ao setor privado e afeta também o serviço público, que muitas vezes se encontra estagnado no tempo.

Alexandre conta que o INSS discute mudanças para adotar um modelo biopsicossocial em detrimento do modelo biomédico, enquanto o Congresso e o Senado Federal debatem, desde 2019, ajustes na lei incluindo novas tendências como o Emprego Apoiado. “Enquanto isso, as pessoas com deficiência continuam, muitas vezes, atingindo metade dos índices de empregabilidade de pessoas sem deficiência”, afirmou Alexandre.

É nesse contexto que o livro de Alexandre Soledade se insere, trazendo à tona questões importantes e ampliando a visibilidade para quase 10% da população de Mato Grosso, conforme dados do IBGE (Censo 2022) e que grande parte pode ser Autistas. “Público que tem direitos, vota, consome e produz, e se deixassem, produziriam mais, consumiriam mais e exigiriam mais daqueles que votam. Não é somente de rampas e vagas no estacionamento que estamos falando, precisamos delas, mas não somente delas.”

Alexandre Soledade é  servidor público, administrador, educador físico e fisioterapeuta, discente de mestrado na UFMT e pesquisador na área de políticas e gestão em saúde, sendo também pai atípico de dois filhos diagnosticados com autismo.

..

Relação das lojas onde o livro estará disponível para compra, após o lançamento, na versão impressa e digital (e-book):

Comercialização do livro impresso: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino.
Comercialização do e-book: Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).

Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação