17ABR
2024

Nota de Repúdio - Áreas do Pantanal são destruídas por agrotóxicos jogados de avião

O Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema-MT) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio aos atos criminosos de destruição ambiental no Pantanal mato-grossense, ocasionados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos jogados de avião.

Segunda a reportagem do programa Fantástico, exibida na noite de domingo (14/04), foram aplicadas cerca de 240 toneladas de compostos químicos, incluindo a substância 2,4-D,  usada pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Esses produtos têm sido usados para substituir a vegetação exuberante do Pantanal por pastagens para a pecuária, causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

O Presidente do Sintema, Carlos Augusto, reafirma o compromisso com a proteção do meio ambiente e a preservação do Pantanal. “Um patrimônio natural de toda a humanidade. Repudiamos veementemente qualquer tentativa de destruição deste bioma único e condenamos todas as ações que violam as leis ambientais e prejudicam a biodiversidade da região. Somente através da fiscalização rigorosa e da punição exemplar dos responsáveis será possível garantir a preservação e recuperação deste ecossistema tão valioso”, disse.

As consequências dessas ações são devastadoras, árvores secam, perdem a folhagem e deixam de oferecer sombra, entre outros prejuízos. A destruição do Pantanal é uma ameaça à biodiversidade, aos modos de vida tradicionais e à saúde dos habitantes locais. Além disso, compromete a capacidade do Pantanal de regular o clima e a qualidade da água, afetando todo o estado de Mato Grosso e o Brasil.

Os responsáveis por tais práticas prejudiciais ao Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e importantes do mundo, estão sendo investigados. O Sintema-MT apoia todas as ações legais e judiciais necessárias para deter essas atividades criminosas e trazer os culpados à justiça.

Carlos Augusto Gomes de Oliveira
Presidente do Sintema