21MAR

Governo diz que não sabe ainda se vai pagar a RGA 2016 com base no INPC 2015

Em reunião com o Fórum Sindical, na manhã desta segunda (21), na sede da Secretaria de Planejamento, o secretário de Fazenda Paulo Brustolin e o secretário de Gestão Julio Modesto anunciaram que o governo não sabe ainda se vai pagar a Revisão Geral Anual (RGA) do corrente ano, que fechou em 11,28% (INPC).

Uma das justificativas é que o governo federal não repassou os valores referentes ao FEX de 2015 e 2016, que juntos somam aproximadamente R$ 1 bilhão, alegou ainda a crise econômica instalada no país, que afeta os Estados e Municípios, além da Dívida Pública dos Estados com a União, o que ocasionou medidas austeras, como a proposta de arrocho para os estados, alongando a dívida em mais 20 (vinte) anos, porém, impedindo os Estados de promoverem aumentos salariais para os servidores, o que deixa a conta para o servidor público arcar. “Estamos em crise econômica no país e deve ser pior que em 2015. Não estamos dizendo que não vamos pagar, mas teremos que conversar mais vezes sobre o assunto. O que garantimos hoje é o pagamento do salário de março no dia 31 de março e tem muito estado que está parcelando o salário. Nós ainda não estamos neste ponto”, disse Paulo Brustolin.

Os sindicatos de qualquer forma saíram da reunião indignados e pediram ao governo que apresente na próxima reunião, a ser agendada na primeira semana de abril, as contas do Estado de forma detalhada, pois é uma cobrança que ainda não foi atendida, porém reivindicada anteriormente.

“Estamos extremamente preocupados com o que o governo nos falou e vamos continuar lutando para que o servidor não seja o maior prejudicado como já está sendo. Afinal todos temos compromissos e trabalhamos para receber o salário. Tudo aumenta de preço e estamos cobrando o que nos é devido, pois a inflação já corroeu nosso poder de compra.”, afirmou Gilcélio Lima, presidente do Sintema.

Fonte: Sintema MT